crise do coronavírus

Cachoeirinha poderá ter recall para vacina AstraZeneca vencida

Dados foram compilados em reportagem de Estêvão Gamba e Sabine Righetti na Folha de S. Paulo

Cachoeirinha recebeu quatro doses vencidas da AstraZeneca e poderá ter recall de vacinas contra a COVID-19. O Seguinte: teve acesso a dados do Ministério da Saúde que mostram supostas irregularidades no lote 4120Z005, de 14 de abril, distribuídos na ERS Vereador José Ramos e para o Sistema de Vigilância em Saúde. Gravataí não aparece na lista.

Reportagem da Folha de S. Paulo, publicada nesta sexta, revelou que pelo menos 26 mil doses da vacina AstraZeneca, distribuídas de janeiro a março pelo governo federal, foram aplicadas em 1.532 municípios brasileiros com validade vencida, comprometendo a imunização das pessoas. As aplicações estão sendo checadas pela Secretaria Estadual da Saúde.

De acordo com a reportagem, foram oito lotes de AstraZeneca entregues aos estados dentro da validade, de janeiro a março deste ano, totalizando 3,9 milhões de doses. Dessas, 3,76 milhões foram usadas regularmente, dentro do prazo. Já 139.911 estavam vencidas, sendo que pelo menos 25.935 desse montante foi aplicado no país. As outras 113.976 doses vencidas desses oito lotes não haviam sido ministradas até 19 de junho.

O levantamento da Folha cruzou dados do DataSUS, sistema de informações do Ministério da Saúde, e da Sala de Apoio à Gestão Estratégica (Sage), outra plataforma do governo federal.

Para verificar o lote confira na carteira individual de vacinação.

Procurado pelo Seguinte: na noite desta sexta, o secretário da Saúde de Cachoeirinha Juliano Paz confirmou que a equipe técnica da Prefeitura já está analisando lotes.

– O sistema está intável devido à quantidade de acessos. Assim que tivermos certeza vamos orientar a população.

Após a publicação da Folha, GZH ouviu o responsável por conduzir o estudo da vacina da AstraZeneca no Rio Grande do Sul. O médico infectologista Eduardo Sprinz, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, disse que qualquer imunizante, se bem armazenado, pode ser usado para além do prazo de validade, como aconteceu com a vacina da Janssen.

Diz a reportagem que, no caso de a SES comprovar que foram administradas doses vencidas no Estado, resta saber se elas foram, de fato, mantidas em boas condições.

– Nós sabemos que vacina bem armazenada tem um tempo maior de validade do que está escrito no frasco. Agora, a gente não sabe, de uma forma geral, se a vacina da AstraZeneca foi bem armazenada – disse.

No entanto, alerta a matéria, qualquer medicamento mal armazenado pode gerar substâncias nocivas ao organismo. Segundo Sprinz, a vacina da AstraZeneca, em princípio, não faz mal quando fica velha. O que preocupa é justamente a eficácia:

– Felizmente, os compostos da AstraZeneca, se envelhecerem, não fazem mal. Só que a vacina perde o efeito.

 

LEIA TAMBÉM

É covidiotia escolher qual vacina tomar

Os 50 covidiotas de Gravataí que não quiseram a vacina; Quem usa o SUS merece os nomes

Afinal, Gravataí está bem ou mal na vacinação?; O preto pobre e o rico branco como o atestado

A ’despiora’ da COVID: platô é de 3 vidas perdidas por dia em Gravataí; São mortes com rosto, como os Denicol ou a profe Maura

Por que vereador de Gravataí foi vacinado contra COVID aos 31 anos

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade