O secretário de Governança e Gestão, Mauro Vargas, recebeu representantes das religiões afro para debater a realização de uma conferência municipal do Povo Terreiro – Matriz Africana em Cachoeirinha, além da escolha de uma comissão para organizar o evento.
Esse é o primeiro passo para serem colhidas ideias e sugestões para a criação do Conselho Municipal do Povo Terreiro, com objetivo de preservar e promover as tradições e costumes das religiões de matriz africana, bem como para garantir seus direitos e deveres como cidadãos.
O conselho teria os mesmos moldes do conselho estadual implantado pela Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência social (SICDHAS) do Estado do Rio Grande do Sul.
Estiveram presentes na reunião a Mãe Amanda de Oxum, Babdiba de Yemanjá, Luiz de Ogum, Pai Miro de Ogum, Rosa da Oxum, Molayo Barbará de Bará, Person de Oxalá, Olumide de Betinho.
Está prevista a realização de uma audiência pública para que os líderes religiosos que não puderam comparecer na reunião possam se manifestar sobre a conferência, além de permitir a participação de toda comunidade.