SAÚDE

Cachoeirinha projeta entrega de duas novas unidades de saúde em até um ano

Modelo das USFs que serão construídas

A Prefeitura de Cachoeirinha assinou contrato no valor de R$ 6.274.000 para obras das novas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) Granja e Canarinho, projetadas para conclusão em 12 meses. Os projetos integram o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do governo federal.

“Essas duas ESF serão o pontapé inicial do nosso projeto de ampliação da cobertura da rede de saúde”, afirmou o prefeito Cristian Wasem. Atualmente, o bairro Granja Esperança conta apenas com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) instalada dentro da escola estadual CAIC, o que limita melhorias na estrutura. A nova unidade, com sede própria, permitirá a transição para o modelo ESF, que oferece atendimento integral, incluindo visitas domiciliares por médicos e enfermeiros.


Estrutura moderna e sustentável

As duas unidades terão 600 m² de área construída cada e serão classificadas como Porte 3 pelo Ministério da Saúde, com três equipes completas (médicos, enfermeiros e odontólogos). Além disso, contarão com consultórios de telemedicina, permitindo que Cachoeirinha adira ao programa federal de atendimento remoto com especialistas. Outro destaque é a instalação de energia solar, alinhada a políticas de sustentabilidade.

A ESF Canarinho, hoje Porte 2, será transferida para um local mais centralizado, próximo à EMEI Arco-Íris. “Será uma unidade reestruturada para atender mais pessoas”, explicou a secretária municipal de Saúde, Bianca Breier. Já a ESF Granja vai descentralizar o serviço da escola, ampliando a capacidade para até 12 mil cadastros na região.

A prefeitura já planeja a construção de mais quatro unidades, menores (500 m²), para os bairros Fátima, Jardim Betânia (ampliando ESFs existentes para Porte 3), Navegantes e na região em crescimento próximo à fábrica da Souza Cruz (Campo Belo, Fazenda Esperança e Meu Rincão), que hoje tem cerca de 10 mil habitantes. Ainda não há data para licitação desses projetos.

Com as novas estruturas, Cachoeirinha busca melhorar o acesso à saúde básica e reduzir a demanda por serviços de média e alta complexidade. Atualmente, o município possui apenas três ESFs Porte 3: Carlos Wilkens, José Ramos e Otacílio Silveira.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade