O Ministério da Saúde enviou a Cachoeirinha a primeiras 2.095 doses da vacina contra dengue, destinada inicialmente a adolescentes de 10 a 14 anos devidamente acompanhados ou autorizados pelos responsáveis. A projeção é de receber 8.379. A vacinação começa nesta segunda-feira, dia 6, a partir das 13h.
As Unidades de Saúde que aplicarão as vacinas são: UBS Odil, UBS Caic Granja, UBS Cohab, UBS Décio Martins, UBS Parque da Matriz (Shopping), UBS Osvaldo Cruz, UBS Jardim do Bosque, ESF Jardim Betânia, ESF Carlos Wilkens e ESF Canarinho.
A meta é alcançar 90% da população de adolescentes com duas doses da vacina. Para atingir esse objetivo, as doses serão aplicadas diretamente nos adolescentes, independentemente de infecção prévia por dengue.
O esquema de aplicação é simples: são duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Essa estratégia visa garantir uma imunização eficaz contra a dengue, uma doença que pode representar sérios riscos à saúde.
Entretanto, é importante ressaltar que há algumas restrições e contraindicações para a aplicação da vacina. Gestantes não podem receber a vacina, e em casos de febre, a vacinação deve ser adiada. Para aqueles que tiveram dengue positivo, é necessário aguardar seis meses antes de receber a vacina. Já as lactantes devem suspender a amamentação por 15 dias após a aplicação da vacina. Para casos específicos, recomenda-se procurar orientação na Unidade de Saúde mais próxima.
– Os profissionais estão passando por capacitação rigorosa para garantir a segurança na aplicação das vacinas. Além disso, estamos aguardando a atualização do sistema de vacinação do Ministério da Saúde – informa a enfermeira Kelly Ribeiro, responsável técnica pela Enfermagem na Prefeitura.
