ASSISTÊNCIA SOCIAL

Restaurante Popular de Cachoeirinha vai além da alimentação e transforma vidas com acolhimento e oportunidades

O Restaurante Popular de Cachoeirinha, gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMCAS), tem cumprido uma missão que vai muito além de oferecer refeições a preço acessível. Em 2025, o espaço se tornou um local de acolhimento, convivência e novas oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

No primeiro semestre deste ano, foram servidas cerca de 11.300 refeições, mas o que realmente chama atenção são as histórias de transformação que acontecem entre um prato e outro. Desde fevereiro, um grupo de convivência foi criado para integrar os frequentadores, especialmente idosos, em atividades que promovem bem-estar e inclusão.

Mais que alimentação: dignidade e pertencimento

Inicialmente com apenas cinco participantes, o grupo hoje reúne 35 pessoas. Nas terças-feiras, eles se encontram para rodas de conversa, oficinas e palestras. “Já trouxemos psicólogos, ensinamos a usar celulares, firmamos parcerias com a faculdade Cesuca e encaminhamos interessados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, relata Hellen Costa Vieira, coordenadora do Restaurante Popular.

Uma parceria com uma optometrista permitiu que 50 idosos adquirissem óculos a preço de custo. “Muitos voltaram a enxergar direito, e isso mudou a vida deles”, conta Hellen. Além disso, aniversários são comemorados mensalmente com bolo e festa, e até passeios para a praia e museus já foram realizados. “Para muitos, foi a primeira viagem da vida”, emociona-se a coordenadora.

Autoestima restaurada e novos projetos

O secretário da SMCAS, Nerisson Oliveira, destaca o impacto do trabalho: “Quando alguém entra aqui, muitas vezes chega cabisbaixo. Quando sai, está com a autoestima renovada, sentindo-se importante”. Além das refeições a R$ 1, o local agora conta até com uma biblioteca comunitária, fruto de doações de parceiros.

Para o segundo semestre, os planos incluem ampliar as ações, como a criação de uma horta suspensa, aulas de ginástica, atividades culturais e cursos. “Queremos fortalecer ainda mais a humanização do espaço”, afirma Hellen.

Como participar

O Restaurante Popular atende pessoas em vulnerabilidade social, mediante cadastro no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de cada região. São servidas 100 refeições diárias, de segunda a sexta, das 11h30 às 13h, no valor simbólico de R$ 1. O cardápio, balanceado por nutricionistas, inclui carboidratos, proteínas, saladas e suco.

Localizado na Rua Imbuí, 46, o Restaurante Popular de Cachoeirinha prova que, com planejamento e afeto, é possível transformar um simples almoço em um recomeço.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade