CACHOEIRINHA

Com uma morte, Cachoeirinha alerta sobre os cuidados e os sintomas da leptospirose

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Setor de Vigilância Epidemiológica, alerta sobre os cuidados e tratamentos necessários contra a leptospirose. Atualmente, 17 casos suspeitos estão sendo investigados, com 14 deles sendo moradores de Cachoeirinha. Até o momento, houve 1 negativo e 1 óbito, este último não relacionado diretamente à enchente. O caso foi minuciosamente investigado para identificar as possíveis fontes de contaminação e as circunstâncias envolvidas.

Matheus Kingeski, biólogo da Vigilância Epidemiológica de Cachoeirinha, explica o caso:

“O paciente trabalhava como vendedor de guarda-chuvas, frequentemente exposto à chuva e a áreas alagadas. Embora não tenha tido contato direto com enchentes, trabalhou em áreas alagadas sem o uso de botas, o que aumentou o risco de contaminação. Há relatos da presença de roedores na residência do paciente, onde ele teria utilizado veneno para controle de roedores em porão. Inicialmente, os sintomas do paciente sugeriram um diagnóstico de dengue, mas posteriormente evoluíram para um quadro mais característico de leptospirose. A contaminação pode ter ocorrido através de lesões na pele ou através de mucosas (boca ou olhos) por conta do ambiente contaminado com urina de roedores.”

A leptospirose é transmitida pela urina de animais infectados, principalmente ratos, presente em água ou lama de enchentes. Seus sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares (em especial, na panturrilha), amarelão (pele e olhos amarelados), fraqueza e calafrios. 

Não existe vacina para uso humano contra a leptospirose e o tratamento envolve antibióticos. Episódios de alagamentos aumentam o risco de infecção, sendo essencial que a população busque atendimento médico aos primeiros sintomas. A SMS continua monitorando a situação e tomando medidas para proteger a saúde pública.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eles não usavam batom

O Globo analisou os processos dos 1.586 manés e terroristas alvos de ações penais no Supremo pelo 8 de janeiro. Esse é o perfil médio, resumido pelo próprio jornal: homem

Leia mais »

Receba nossa News

Publicidade