Onze novas câmeras de videomonitoramento vão ampliar o Cercamento Eletrônico em Cachoeirinha. Pioneiro na tecnologia, o município foi incluído entre os 36 que receberão os equipamentos de emenda de R$ 18 milhões da bancada gaúcha no Congresso.
Nesta etapa, o investimento, que vem dando certo na cidade, será de R$ 488.652,23.
Apenas na Avenida Flores da Cunha, principal via de Cachoeirinha, circulam 50 mil carros por dia. Em operação desde outubro de 2018, o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), gerido pela Secretaria da Segurança Pública do RS (SSP), teve como conseqüência positiva a redução em mais da metade nos roubos de veículos.
Se considerados os dados comparativos dos cinco primeiros meses de 2017 a 2019, a queda chega a 55%.
– Também estamos entre os pioneiros na utilização dos radares eletrônicos para segurança pública e não somente fiscalização de trânsito – destacou o prefeito Miki Breier, ao lembrar que a cidade avança para o cercamento completo, integrando ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) o videomonitoramento via câmeras particulares e, em breve, de todas as unidades de saúde e escolas.
O Cercamento Eletrônico, além de coibir a criminalidade, auxilia na recuperação de veículos em situação irregular. No primeiro semestre de 2019, 62 carros em situação de furto ou roubo foram identificados pelas câmeras que fazem a leitura das placas.
Deste total, 51 veículos foram recuperados, o que representa taxa de 82% de eficiência com o suporte da tecnologia.
– Nos últimos anos, foram realizados investimentos para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da cidade, além da aquisição de radiocomunicadores, uniformes, coletes balísticos, pistolas e veículos para a Guarda Municipal e de Trânsito – acrescentou Miki, sobre o anúncio do investimento feito pelo vice-governador e secretário de Segurança, delegado Ranolfo Vieira Júnior, em cerimônia nesta segunda no Palácio Piratini.