CRISE CLIMÁTICA

Após apelo do prefeito Cristian, Cachoeirinha volta à lista de municípios em calamidade pública

Cachoeirinha inundada em imagem desta quarta, por Leonardo Henke

O Governo do Estado, após inicialmente retirar Cachoeirinha da lista de municípios em estado de calamidade pública e colocá-la em estado de emergência, reconsiderou a decisão tomada, através de solicitação da Prefeitura, e reinseriu a cidade na lista. A mesma medida foi aplicada a outros 32 municípios do Rio Grande do Sul.

Com a decretação do estado de calamidade, os municípios têm acesso facilitado a recursos estaduais e federais, bem como tratamento célere e diferenciado na pronta resposta aos cidadãos, avançando em serviços essenciais, tais como moradia, assistência social, saúde e educação. Em resumo, é o reconhecimento oficial de uma situação anormal pelo poder público, causando sérios danos à comunidade afetada.

A reclassificação foi realizada após o prefeito Cristian Wasem gestionar junto ao governo estadual.

“Estamos desde a semana passada articulando junto ao Estado e nossos representantes na Assembleia Legislativa para alterar a classificação do município”, disse o prefeito.

Com o retorno ao estado de calamidade, Cachoeirinha terá acesso diferenciado a recursos públicos e medidas de ajustes fiscais, com vistas a minimizar os prejuízos causados pelo evento climático, 

Para empresas do Município, serão destinadas linhas de crédito em condições diferenciadas para que possam reiniciar suas operações.

Para os moradores de Cachoeirinha, haverá um aumento no acesso aos benefícios sociais criados pelos governos estadual e federal para as vítimas e famílias afetadas pela enchente.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade