3° Neurônio | instalação

Cais Flutuantes, a nova proeza visual dos artistas Christo e Jeanne-Claude

Cais Flutuantes deslumbram na Itália

“São projetos que não podem ser comprados, não podem ser adquiridos, não podem ser possuídos, mantidos; são projetos em total liberdade. Ninguém pode adquiri-los, porque se você adquire algo, esta coisa não é mais livre." – Christo

 

Não é a primeira vez que os artistas Christo e Jeanne-Claude embrulham uma ilha. Mas agora eles fizeram passarelas pra todo mundo admirar o projeto passeando nele. Cais Flutuantes é uma instalação de arte pública, temporária, em exibição até 3 de julho em pleno  Lago de Iseo na Lombardia, Itália. O sistema de plataformas flutuantes envolvidas por tecido amarelo conecta as cidades de Sulzano e Peschiera Maraglio à ilha de San Paolo. A paisagem, que já era uma belezura, ficou deslumbrante.

 

 

Assim pronto e acessível, visitado diariamente por milhares de pessoas, o projeto não revela o esforço empreendido pela dupla. A ideia original remonta a 1970, porém só agora as condições foram favoráveis.  Os números impressionam: 70 mil m2 de tecido, 200 mil cubos de polietileno de alta densidade, tudo para compor um sistema modular de plataformas flutuantes. Atravessar o lago a pé deve ser algo inesquecível. E essa é a característica principal das instalações desses artistas: tornar cada ato memorável.

 

 

Christo e sua mulher Jeanne-Claude (falecida em 2009) embrulharam outras ilhas e empacotaram prédios, pontes, monumentos.  E a cada vez que revestem algo, alteram a paisagem por determinado prazo. Aí se instala uma perturbação visual no cotidiano da população.  Depois, com a obra desfeita, surge um maravilhoso efeito secundário na mente:  toda vez que alguém passa pelo local, a instalação reaparece na cabeça. E nunca mais sai de lá!  Como conceituou o genial Millôr Fernandes:  Arte é intriga.

 

: Foto by Wolfgang Volz

 

Ao intervir visualmente no meio urbano ou na natureza, a monumental arte de Christo e Jeanne-Claude mobiliza: somos motivados a refletir sobre o que construímos ou destruímos ao redor. Arte engajada e com responsabilidade social: após o período de exibição, os componentes são desmontados e reciclados industrialmente. O local, palco da experiência criativa, volta a ser como sempre foi. E ficam os impactos de fotos e vídeos e, sobretudo, na memória humana. Gracias, Christo e Jeanne-Claude!

 

 

Para saber detalhes e ver incríveis imagens, vídeos e tours virtuais deste e de outros  grandes projetos de Christo e Jeanne-Claude, acesse o site oficialPara conhecer a obra e a trajetória de Christo e Jeanne-Claude, acesse a Wikipédia.

 

VÍDEOS SOBRE O PROJETO CAIS FLUTUANTES

 

Assista um empolgante tour pelos Cais Flutuantes em vídeo de 13 min:

 

Assista a vídeo com montagem dos Cais Flutuantes e depoimento de Christo:

 

Assista ao making of dos Cais Flutuantes:

 

Assista ao passeio de Christo pelos Cais Flutuantes, onde fala da mulher e parceira, Jeanne-Claude, já falecida:

 

Assista um percurso completo pelos Cais Flutuantes em vídeo de 30 min:

 

Espie webcam ao vivo na região do projeto Cais Flutuantes

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade