A Câmara de Gravataí já inaugurou o Memorial dos Presidentes Nadir Flores da Rocha. Na ocasião, também foram descerrados os quadros dos ex-presidentes Clebes Mendes e Neri Facin.
– É muito importante este gesto. Estamos eternizando pessoas que marcaram história em Gravataí – diz o presidente da Câmara, Alan Vieira.
Ele destacou a criação da Escola do Legislativo Roberto Andrade e o memorial dos presidentes, que agora leva o nome de Nadir. Os dois parlamentares faleceram em 2021.
Alan também lembrou uma frase repetida por Nadir:
– A política é para servir a pessoa que está na rua.
A família de Nadir foi representada por sua filha, Joseane.
– Perdemos neste ano duas lideranças ímpares, que trabalharam pela comunidade – disse o ex-vereador Airton Leal, presidente em 2004 e em 2018.
Atual secretário de Governança, ele lembrou dos vereadores que têm como trajetória a “dificuldade de uma criança ou adolescente que chega de baixo e ganha lugar na Câmara”.
O vereador Clebes Mendes, presidente em 2019, disse que “é uma grande honra presidir o parlamento da quarta maior economia do estado”.
Ele relembrou a trajetória de Nadir:
– Deixou seu legado na política e na rua, nas pessoas que viam nele uma esperança em sua comunidade. Ele não está mais conosco, mas hoje está eternizado aqui neste memorial.
O ex-vereador Neri Facin, presidente em 2020, afirmou que “chegar do interior, como eu cheguei, e se tornar cidadão gravataiense, vereador e presidente da Câmara é a maior honra que eu posso ter”.
Ele também destacou que “Gravataí é uma cidade que merece tudo. Por mais que a gente trabalhe, sempre estamos em dívida com essa cidade”.
O Memorial dos Presidentes Nadir Flores da Rocha foi criado pela Resolução nº 5/2021, apresentado pela mesa diretora e aprovado por unanimidade dos vereadores.