A Santa Casa de Porto Alegre lançou, nesta quarta-feira (1º), a campanha “A Vida Pede Rosa”, iniciativa que marca o início das ações do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama. Referência em cuidado oncológico, a instituição destaca a importância da prevenção como primeiro passo para uma vida saudável e convida a sociedade a refletir sobre hábitos que priorizem a saúde da mulher.
Em Gravataí, colaboradores e direção do Hospital Dom João Becker se vestiram de rosa para reforçar a adesão à campanha, que mobiliza hospitais do Grupo Santa Casa em todo o Estado.
Prevenção é prioridade
De acordo com o oncologista Antonio Dal Pizzol Jr., diretor adjunto do Hospital Santa Rita — unidade referência no tratamento oncológico — a rotina de exames deve ser levada a sério. “Hoje, imagens de rotina das mamas são recomendadas para mulheres a partir dos 40 anos. Atividade física e hábitos alimentares saudáveis ajudam, mas é fundamental manter consultas e exames regulares”, ressaltou.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, em 2025, mais de 73 mil mulheres receberão o diagnóstico da doença no Brasil, reforçando a necessidade da detecção precoce.
O impacto do diagnóstico
Entre as mulheres que enfrentam o câncer de mama está a artista plástica e designer Sissa Sapper, 68 anos. Ela descobriu a doença em março, em exames de rotina, e hoje realiza tratamento no Hospital Nora Teixeira, da Santa Casa.
“A gente nunca está preparada para receber o diagnóstico. No primeiro momento, senti medo, mas depois pensei que a vida não pode parar e que cada instante é um presente”, contou.
Atualmente em fase de radioterapia, Sissa ressalta a importância do acolhimento da equipe médica. “No dia da cirurgia, entrei confiante e saí confiante. O cuidado e o afeto fizeram toda a diferença”, lembrou.
Avanços que salvam vidas
Para Dal Pizzol, os avanços da medicina têm mudado o cenário do câncer de mama, tanto na prevenção quanto no tratamento.
“Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de sucesso na recuperação. Esse é o objetivo do Outubro Rosa: incentivar as mulheres a colocarem a saúde em primeiro lugar”, destacou.