SAÚDE

Campanha de vacinação contra a poliomielite ocorre até esta sexta-feira em Gravataí

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a campanha de vacinação contra a poliomielite ocorre até esta sexta-feira, 9. De acordo com dados do Ministério da Saúde, quatro em cada cinco crianças do público-alvo (menores de 5 anos de idade) ainda não estão protegidas contra a doença no município. As doses contra a pólio, única forma de prevenção contra a paralisia infantil, seguem disponíveis em todas as 29 unidades de saúde do município.

– As campanhas têm o intuito de atualizar a caderneta de vacinação do público não vacinado ou com o esquema incompleto de doses. É de extrema importância que os pais atualizem a caderneta de vacinação de seus filhos para que doenças como a poliomielite não voltem a fazer parte do nosso dia a dia. Nossos postos estão sempre à disposição para essas ações – destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Segundo dados da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, do Ministério da Saúde, Gravataí já aplicou 3.052 doses contra a doença até o momento. Isso representa 20,35% da população-alvo da campanha no município, de 14.995 crianças de até 5 anos. No Rio Grande do Sul, ao menos, 229.506 crianças (41,44% do público-alvo, de 553.814 crianças gaúchas) receberam as doses. A meta preconizada pelos órgãos de saúde é imunizar 95% desse público.

A campanha teve início, no dia 8 de agosto, em todo o Brasil. Concomitantemente, ocorre a multivacinação para todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo, segundo a SMS, é colocar em dia as doses do calendário básico que estejam em atraso. Por conta disso, a pasta orienta que quem for ao posto esteja munido da caderneta de vacinação de seu filho para que as equipes de saúde das unidades possam fazer a completa avaliação de cada caso.

Iniciadas, no dia 8 de agosto, as campanhas se estendem até esta sexta-feira, 9, de setembro. Conforme o Ministério da Saúde, a vacinação contra essas doenças é fundamental para o Brasil reafirmar o compromisso internacional de manter o país livre da poliomielite e de manter a situação vacinal das crianças e dos adolescentes em dia.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade