Quando o assunto é trânsito, são necessárias escolhas responsáveis. Seja motorista ou pedestre, atender às regras de segurança é, literalmente, fator determinante para separar a vida da morte. E justamente para convidar a população de Gravataí a escolher o caminho certo, o Setor de Educação para o Trânsito (SET) da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMURB) está pelas ruas da cidade com mais uma campanha educativa.
Para marcar o mês do pedestre, em todas as sextas-feiras de janeiro são realizadas ações sobre o uso correto da faixa de segurança. Vias do município com elevado fluxo de veículos e circulação de pessoas estão sendo priorizadas. Nesta sexta-feira, 13, uma equipe do SET esteve na Ely Corrêa, no Parque dos Anjos. O mesmo trabalho foi realizado na Avenida José Loureiro da Silva, no Centro, e ocorrerá nas próximas semanas na Rua Anápio Gomes, no Centro, e Avenida dos Estados, no Bairro Vila Branca.
Além do contato direto e da distribuição de materiais informativos, os agentes de trânsito utilizam o teatro para aumentar a interação com a população. E dois personagens simbólicos são usados para tanto: os anjos da Vida e da Morte.
Na faixa para a travessia de pedestres, o anjo do bem comemora cada cidadão que cruza a rua no lugar correto, postura elogiosa que se repete diante dos motoristas que respeitam o semáforo. Distante poucos metros, a figura mortal ergue sua foice e sacode com um cartaz aos que imprudentemente se arriscam. “Vá pela faixa, ou nos vemos em breve”, adverte.
– É uma representação visual que tem um impacto forte nas pessoas. Tudo para que possamos atingir o objetivo de que pedestres e condutores prestem atenção e ajam em defesa da vida – reforça a agente Lislaine Carvalho, coordenadora do Setor de Educação para o Trânsito da Prefeitura de Gravataí.
Lislaine destaca que esta e outras campanhas educativas realizadas na cidade reforçam a importância da atenção no trânsito. Um dos focos está, segundo ela, no uso do celular.
– Seja pedestre ou motorista, a distração que o celular causa está, muitas vezes, ligada aos acidentes – completa a coordenadora.
A SEMURB também informa que está trabalhando na melhoria do trânsito de Gravataí. Além das ações de fiscalização, conscientização e educação, ocorre a permanente manutenção da sinalização viária (vertical e horizontal), com prioridade para a revitalização das faixas de pedestre.
SIGA DICAS
Fique atento no trânsito, condutor:
– Respeite os limites de velocidade
– Reduza a velocidade ao se aproximar de escolas
– Obedeça à sinalização de trânsito
– Se for dirigir, não consuma bebidas alcoólicas
– Lembre-se que o pedestre é a parte mais frágil na relação automóvel X vida
Você, pedestre, também possui deveres:
– Atravesse somente na faixa de segurança
– Espere o semáforo fechar para cruzar a via
– Olhe sempre antes de atravessar
– Caminhe sempre pelas calçadas e locais destinados para a circulação de pessoas
– Não circule em meio a veículos, mesmo quando parados
– Dê o exemplo aos mais novos