No último sábado, 21, durante o Dia D de vacinação, Gravataí aplicou mais de 2 mil doses, com disponibilização de imunizantes que protegem contra diversas doenças, como tuberculose, poliomielite e febre amarela. Na data, todas as 29 unidades de saúde estiveram com equipes para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Entre elas, as mais procuradas pelos pais e responsáveis foram as unidades de saúde Morada do Vale I, Itatiaia e São Vicente.
– Aqui, é sempre assim, bastante movimentado. Mesmo fora de campanha, nossa sala de vacina tem sempre uma alta demanda, tendo em vista que nossa população tem muitas crianças – destaca a coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada do Vale I, Nicoli Gross.
Conforme a enfermeira, o movimento pelas doses chegou a gerar fila de espera na unidade de saúde, que registrou 173 doses aplicadas durante o dia inteiro, o maior número entre todas as salas de vacinas.
Tal sentimento é compartilhado pela coordenadora da Unidade de Saúde da Família (USF) Itatiaia, Aline Cunha. Segundo a assinalar o mais elevado quantitativo de aplicações, com 150 doses, o serviço de saúde planejou duas medidas para atingir tal índice: realizar a pesagem do Bolsa Família juntamente com a vacinação e realizar busca ativa da população com doses em atraso, por meio dos agentes comunitários de saúde (ACS). Ao todo, foram 187 pessoas atendidas na unidade de saúde ao longo de todo o dia.
– Tivemos a presença de pessoas buscando a vacinação que comumente não acessam nossa unidade de saúde. Foi bem legal o chamamento – comenta.
A coordenadora relata que, caso o movimento seja repetido em outras oportunidades, terá que avaliar a possibilidade de ampliar o espaço destinado à imunização, a fim de atender a demanda.
A enfermeira Vanessa Tarragô, coordenadora da USF São Vicente, argumenta que a alta de aplicações é resultado de uma mobilização das equipes de saúde com a comunidade atendida, em especial as escolas.
– O aumento no movimento ocorre em função da mobilização nas escolas da redondeza, que estamos trabalhando com o objetivo de que os alunos e seus familiares compareçam na unidade a fim de atualizar as vacinas – explica.
Fechando o pódio das unidades que mais vacinaram, a USF São Vicente aplicou 140 doses.
Campanha de multivacinação
Iniciada na última segunda-feira, 16, a campanha de multivacinação, que segue até este sábado, 28, e ocorre em todas as unidades de saúde de Gravataí, busca intensificar as ações de imunização e elevar as coberturas vacinais da população.
Durante o período, também estão disponíveis os imunizantes contra a covid-19 e contra a gripe para toda a população.
As doses também estão à disposição sempre que necessário para os munícipes. De segunda a sexta-feira, o horário de vacinação segue conforme o funcionamento das unidades de saúde. Contra a covid-19, por sua vez, os locais de saúde que aplicam o imunizante podem ser conferidos nos destaques das redes sociais da prefeitura.