Recuperação do vice-prefeito o coloca em estado de ‘pré-alta’, ou seja, pode deixar o hospital a qualquer momento
A novela sobre a alta do vice-prefeito Nedy de Vargas Marques começa a ganhar seus capítulos finais. Ocupante do leito 2207 que fica no 2º andar do Hospital São Francisco, da Santa Casa, em Porto Alegre, Nedy está prestes a ter alta médica para voltar para casa e concluir sua recuperação. E, se isso acontecer entre esta quinta-feira, 14, e sexta, ele vai à Prefeitura ou à Câmara receber posse como prefeito em exercício da cidade, sem a menor dúvida.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | Gilson no TRF4: o papo reto, a vista da janela e as especulações de uma noite inteira
Mesmo com a alta iminente, Nedy ainda precisa seguir uma série de recomendações médicas. Não pode se submeter a grande esforço físico, não pode levantar peso e nem ficar exposto à grandes emoções – recomendo não assistir aos VTs dos jogos do Inter contra o Coritiba e o América Mineiro, por enquanto. Mas, rigorosamente, uma vez que deixe o hospital, nada o impede de ser o prefeito da cidade.
Em princípio, assim que deixar o São Francisco, Nedy deve se dirigir à Câmara de Canoas e receber a posse do presidente em exercício, Gilson Oliveira. Há um entendimento de que esse procedimento atendem aos requisitos legais para assunção ao governo e, então, estaria eliminada a controvérsia sobre a linha sucessória – ou a ‘crise da sucessão’, essa que viemos discutindo aqui no blog desde o afastamento do prefeito Jairo Jorge, em 23 de novembro.
Da Câmara, Nedy iria para a Prefeitura onde, então, assinaria o famoso livro de atos de registro de posse.
O novo governo Nedy
Oficialmente, o vice-prefeito não se manifestou ainda sobre nomes que devem compor o primeiro escalão e o núcleo central de seu governo. Pollyanna Perinazzo, que foi sua chefe de gabinete, deve voltar à função e ocupar o posto de ‘gerente’ do governo. É a partir dela que serão centralizadas as demais nomeações, mas é possível especular que DJ Cabeção, Aline Pagot e a ex-procuradora Camila Buralde ocupem funções de destaque no paço.
Da Câmara, Juares Hoy (PTB) e Abmael Oliveira (Solidariedade) ganham força – sempre estiveram ao lado de Nedy. Márcio Freitas (Avante) também cresce: ele foi o autor do requerimento que deu fim ao processo de impeachment contra em julho e vem sendo especulado como candidato a vice numa chapa encabeçada pelo atual vice, mas também como alternativa caso Nedy resolva não ir às urnas em 2024.
Os três vereadores já vem trabalhando pela formação de uma nova base de governo caso Nedy reassuma o poder nos próximos dias.