BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | A live de JJ: Mato Grande precisa ser evacuado ainda nesta sexta; Niterói, Rio Branco e Mathias sob controle

Jairo Jorge e José Fortinatti na gabinete de gestão formado para monitorar o evento climático extremo que afeta a cidade: live comunicou sobre evacuação do Mato Grande na noite de quinta, 2. Foto: Divulgação/ECom PMC

Prefeito encerrou a noite de quinta com live alertado para evacuação do bairro Mato Grande devido à cheia do Arroio Araçá

ATUALIZADA – O evento climático sem precedentes que afeta todo o Rio Grande do Sul desde o último final de semana está exigindo um esforço de Canoas nas próximas horas. Na noite desta quinta-feira, 2, o prefeito Jairo Jorge comunicou a população em uma live sobre a necessidade de evacuação do bairro Mato Grande. É a primeira vez que este tipo de alerta é emitido na cidade — o que faz deste evento climático o maior da história recente em nosso município.

Segundo o prefeito, a cheia do Arroio Araçá devido ao excesso de chuvas combinada com a chegada do chamado ‘vento Sul’ faz com que o efeito de represamento da água no delta do Jacuí, em Canoas, se acentue. Com isso, há menos vazão e, como consequência, mais acúmulo de água. “Tivemos chuvas próximas de 400 mm nos últimos cinco dias. É um volume nunca antes registrado em tão pouco tempo. Mesmo com toda a operação que está em curso para mitigar os danos, vai ser preciso que as pessoas deixem suas casas no Mato Grande e procurem abrigo na casa de familiares ou nos abrigos que a prefeitura está disponibilizando”, orientou Jairo Jorge.

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Equipes da Prefeitura buscam desabrigados da chuva e moradores de rua para ginásio e albergue; nível do rio está subindo

Conforme os dados disponíveis e divulgados pela Defesa Civil do Estado, esta cheia dos rios ocasionada pelo excesso de chuvas deve superar a de 1941, considerada a maior já registrada em todos os tempos no Estado. Foi baseado no nível das águas e até onde elas atingiram que as estrutura de proteção de Canoas foram construídas e pensas a partir da década de 60. Os diques e as casas de bomba, por exemplo.

Aliás, todas em operação há mais de 140 horas.

“Estamos em operação permanente. Todas as casas funcionando. Fizemos a inspeção diária e na tarde desta quinta levamos uma delegação de vereadores para conferir as casas 1 e 2 no bairro Niterói”, contou o secretário do Escritório de Resiliência Climática, José Fortunatti, ex-prefeito de Porto Alegre, que também participou da live com Jairo Jorge.

Na tarde de quinta, 2, famílias ribeirinhas foram retiradas do Paquetá e levadas para os abrigos do município. Foto: Divulgação/ECom PMC

Luz cortada para evitar choques

Ainda à tarde, a RGE informou o desligamento de aproximadamente 250 casas da rede de abastecimento de energia elétrica por risco de choques e curto circuito nos bairros Niterói e Paquetá. A medida é preventiva e adotada sempre que a água acumulada em pátios e casas atinge o nível 20 cm — que é a altura das tomadas elétricas mais baixas.

Por enquanto, não há risco de um corte geral de energia em nenhum dos bairros da cidade. A RGE e a prefeitura informarão, ao longo do dia, caso seja necessário novos desligamentos preventivos.

Rio Branco, Niterói e Mathias estão sob controle

À noite, o prefeito Jairo Jorge acompanhou uma equipe da Secretaria de Obras que concluiu uma contenção provisória no porto de Canoas, no bairro Rio Branco, por onde estava entrando água do excesso de cota do Rio Gravataí. Em comunicado, a prefeitura rebateu a informação falsa sobre evacuação no bairro Rio Branco. “O problema no Rio Brando está resolvido e não é preciso que ninguém deixe as suas casas”, garantiu o prefeito.

A mesma informação vale para os bairros Mathias Velho e Niterói.

“As águas acumuladas nesses bairros são do excesso de chuvas, não de enchente dos rios. No Mato Grande é diferente, há uma elevação do Arroio Araçá. Com as casa de bomba funcionando, as águas da chuva vão sendo coletadas das ruas normalmente”, lembrou o JJ. “Nosso sistema de proteção é bem sólido. Os diques vem sendo vistoriados permanentemente e não há indícios de qualquer problema”. 

Cuidado com as fake news

Ainda na live, Jairo Jorge dedicou um tempo para pedir que a população não se instrua por comunicados, áudios ou vídeos sem procedência ou de autoria duvidosa. “Informem-se pelos canais oficiais da prefeitura, sempre”, pediu. 

É um apelo que o blog ecoa e também faz.

Ao longo de toda a tarde de 2 de maio, dezenas de mensagens chegaram pelas redes sociais com as mais estapafúrdias mensagens — a maioria delas desinforma e provoca dúvida nas pessoas.

Se receber algo de fonte desconhecida, desconsidere. Se não tiver certeza, não repasse. E se quiser confirmar, procure os canais oficiais da prefeitura — no site, clicando aqui, ou pelas redes sociais.

Os veículos de comunicação de sua confiança também são boas fontes de informação.

Sempre tenha cuidado.

ATUALIZAÇÃO – No final da manhã desta sexta-feira, 3, a Prefeitura de Canoas revisou o comunicado sobre a situação de controle do bairro Mathias Velho e orientou a evacuação de todos os moradores entre a rua Martin Luther King e a escola Thiago Würth, nas proximidades da Casa de Bombas número 6.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade