Fazenda

CANOAS | A nota ’A’ que Canoas levou do Tesouro Nacional por ser boa pagadora

Melhoria da nota da cidade pelo Tesouro Nacional reconhece gestão fiscal do município mesmo diante de um período longo de pandemia e queda de arrecadação. Foto: Divulgação

Cidade saiu de uma nota C para B em 2021 e, em abril, levou um A. Equilíbrio financeiro e capacidade de pagamento de empréstimos junto ao mercado são indicadores para o índice  

O município de Canoas recebeu a avaliação “A” da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em análise à situação fiscal da cidade. Este é o melhor resultado de Canoas desde que o indicador foi criado, em 2001. O levantamento apura o equilíbrio financeiro dos estados e municípios, com base na relação entre receitas e despesas e a situação de caixa. O principal indicador é a capacidade de pagamento frente aos empréstimos tomados no mercado.

Em janeiro de 2021, o município estava avaliado como C. Passou para B em junho de 2021 e, no final de abril deste ano, o Tesouro Nacional avaliou Canoas como A em eficiência fiscal. Os municípios classificados como A ou B podem pedir empréstimos com garantia da União. Já os municípios avaliados como C ou D não podem contrair novos empréstimos.

“Em média, apenas 20% das cidades do país possuem avaliação A, e Canoas é uma delas, graças ao trabalho que estamos desenvolvendo aqui. Nosso foco diário é de respeito à legislação e ao equilíbrio financeiro, garantindo uma melhor alocação das contas públicas e transparência dos recursos à população”, afirma o secretário da Fazenda de Canoas, Luís Davi Siqueira.

Ele explica também que o trabalho foi e continua intenso em virtude da conjuntura econômica que o país atravessa. “Há retração em algumas receitas – principalmente nos repasses em Saúde, de fontes estadual e federal – e de algumas transferências importantes, como ICMS, IPVA, IPI e outros tributos. Mas com o trabalho sério que estamos desenvolvendo, o resultado está aí garantido pelo Tesouro Nacional”, conclui o secretário.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade