BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | A semana decisiva para JJ, Busato como o ‘grande eleitor’ de 2024 e a mesa ‘sem virada’ do PL de Airton: outubro chegou

Período de convenções tem três dias, mas parece que só se fala de eleição há mês. Quadro de candidaturas deve estar concluído até quarta — e pode ter ‘novidade nova’ por aí

Esta é a eleição mais importante da história de Canoas e, não por acaso, a que chega às portas da campanha com um quadro bastante indefinido. A enchente e suas trágicas consequências engoliram o tempo que os partidos e os prefeituráveis tinham para construir as pontes e as alianças. Agora, o prazo apertou, as convenções começaram e agosto já está chegando. É hora de ver quem é quem neste imenso tabuleiro que chamamos de eleição, mas que alguns pareçam atrasados.

Esta terça a quarta-feira, 23 e 24, serão decisivas neste calendário, especialmente para Jairo Jorge.

O prefeito, que ainda não anunciou publicamente sua candidatura à reeleição, está formando uma ampla aliança que lhe dará um vice. Ou uma vice. A Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PV e PCdoB, por exemplo, indicou a vereadora Maria Eunice para o posto. Com a confirmação da candidatura de Beth Colombo pelo Republicanos, Eunice se torna o único nome formalmente colocado nesta disputa — mas há sinais uma ‘novidade nova’ no horizonte.

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Beth candidata: a anatomia de voo solo dos Republicanos

O martelo não ter sido batido em torno de Maria Eunice para a vice da chapa do governo durante o final de semana indica que JJ mantém acesa a esperança de contar com a parceria do grupo de Luiz Carlos Busato, do União Brasil — a aliança que encerraria a contenda política que marcou as duas últimas eleições em Canoas, 2016 e 2020, dando à cidade um sinal de unidade para enfrentar nos próximos anos a pior crise de que se tem notícia na história, a crise do pós-enchente.

Busato, no entanto, cogita concorrer — mesmo que não assuma isso abertamente. Ou pelo menos não tira essa hipótese de cima da mesa de forma peremptória. Concorrendo ou não, Busato se transformou no ‘grande eleitor’ de 2024: cortejado por quase todos os prefeituráveis, tido como fator de desequilíbrio por quem admite vencer a disputa que, repito, será a mais importe de todos os tempos na cidade que teve 60% do seu território submerso pela enchente e precisa se reerguer.

O quadro de indefinição desta terça deve começar a ganhar novos contornos a medida que a quarta se aproxima. À noite, o PL faz sua convenção que, finalmente, irá avalizar a candidatura de Airton Souza com um vice que pode ser do PP ou mesmo do próprio PL. A barreira representada pela intenção de Pinheiro Neto entra na disputa está superada: o ex-secretário de Cultura concorre a vereador. Nilce Bregalda não desistiu, mas pode sair da convenção como vice, o que contempla na chapa o ‘bolsonarismo raiz’ que ela representa.

Por fim, é na quarta que a decisão sobre a eventual candidatura de Busato ou do grupo político que ele lidera deve ser anunciada de forma oficial. As especulações até lá correm soltas, como codornas num imenso pátio. Vale lembrar que, a exemplo dos patos, codornas não denunciam o próprio ovo.

Quem canta, agora, é geralmente o anu — aquele que gosta de por o ovo no ninho dos outros.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade