BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | A ‘superconvenção’ dos aliados: JJ e a ‘reconstrução sem aventura’; com Maria Eunice, está posta a chapa da reeleição

Ato pós-convenções em apoio à reeleição de Jairo Jorge reuniu 11 partidos no domingo, 4, na Ulbra. Foto: Rodrigo Becker

Prefeito reuniu militância de 11 partidos no auditório do prédio 14 da Ulbra para ato que marca início da jornada em busca do quarto mandato em Canoas

O ato pós-convenções de apoio à reeleição de Jairo Jorge foi montado para ser o maior de 2024 e foi: 11 partidos, 154 candidatos a vereador e vereadora, e uma imensa ‘torcida’. É quinta vez que JJ disputa o governo — a primeira foi em 1985 — e poucas vezes reuniu tantas siglas ao redor de si. Nem em 2012, quando disputou a primeira reeleição no auge de sua popularidade, havia tantos com ele.

Não por acaso, a união veio com a imensa crise pós-enchente e, antes dela, com as dificuldades que a cidade enfrentava no campo financeiro e da Saúde. Não é, nem de longe, o melhor momento político de JJ e, no entanto, é quando ele agrupa em torno de um projeto de poder um heterogêneo clube de partidos de alinhamento mais à esquerda, como o PT da vice Maria Eunice, ao PSDB, que está ao centro mas historicamente se identificou mais com o campo de centro-direita no Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM

CANOAS | É Maria Eunice: base escolhe vice que comporá chapa com JJ

CANOAS | Airton, o ‘ungido’ do PL: da pacificação interna ao ‘senão’ para o evento com Bolsonaro na praça, os atos da candidatura da extrema direita

É a partir desta base que Jairo Jorge pretende apresentar à cidade a ideia da ‘gestão sem aventuras’ que permeou o discurso tanto dele quanto de Eunice no ato pós-convenções. Sem citar nominalmente os adversários, o agora candidato à reeleição lembrou que Canoas vai precisar de muito trabalho para se reconstruir e que não há espaço para inexperiências. Em vídeo, mostrou o esforço empreendido pelo governo para esgotar as águas da enchente em 30 dias e, depois, limpar a cidade em menos de dois meses. “Hoje, 4 de agosto, faz exatamente três meses do rompimento dos diques e da invasão das águas em nossa cidade. Parecia impossível nos livrar do alagamento e nos livramos. Aí vieram os entulhos. Parecia impossível e em 23 de julho, concluídos a limpeza pesada de todo o lado Oeste”, disse.

Em 60 dias, foram recolhidos o lixo equivalente a cinco anos de coleta domiciliar da cidade. Cinco anos.

Jairo também agradeceu ao Governo Federal pelos recursos que foram anunciados recentemente para obras de contenção de cheias, como a recomposição e ampliação dos diques existentes e a construção de novos nos bairros Mato Grande e São Luís. Ao todo, serão destinados a Canoas R$ 1,9 bilhões já confirmados pelo presidente Lula — o que, aliás, reforçou a importância da presença de Maria Eunice na chapa majoritária.

Ao pontuar essas questões, JJ antecipa que pretende levar às ruas uma disputa de quem tem melhores relações para além da ponte do Rio Gravataí e, portanto, pode ajudar a cidade a se reerguer mais rapidamente. É na experiência para enfrentar a crise e não na popularidade a grande aposta da chapa de reeleição.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade