Candidato refutou participar de dois encontros com JJ: um na Rádio Guaíba e outro no Grupo Sinos
Airton Souza está evitando os debates.
Após chegar na dianteira no primeiro turno, o candidato do PL já dispensou confrontos com Jairo Jorge (PSD) marcados para a Rádio Guaíba e, na sexta, no Grupo Sinos. O blog trocou uma ideia com a assessoria de Airton que informou que não é uma decisão definitiva e que cada convite será avaliado ao seu tempo.
Reputo um erro, a ausência. Revê isso, Airton!
LEIA TAMBÉM
Os debates estão na tradição das nossas eleições. Minha geração assistiu com curiosidade aos enfrentamentos de 1989 com os 22 candidatos à presidência da República — fossem eles figuras tradicionais da política ou ilustres desconhecidos. Leonel Brizola, Lula, Mário Covas e Ulysses Guimarães dividiram o palco nas emissoras de TV com o infame José Alcides de Olivera; alguém lembra dele? O Marronzinho, como era conhecido, ficou mais famoso por acumular processos de calúnia e difamação do que pelos dotes políticos. Mas isso não tirou Brizola, Lula, Covas ou Ulysses de qualquer debate.
Também não tenho notícia ou informação de que Antônio Britto ou Olívio Dutra tenham declinado de qualquer enfrentamento entre si quando o Rio Grande do Sul vivia o maior grenal político contemporâneo, no final dos anos 90. E Tarso e Yeda?
Airton reza a cartilha de algum marqueteiro que diz que “quem está na frente escolhe se vai em debate”. Na verdade, quem não vai a um debate passa a impressão de não ter muito a dizer. Postura democrática não está sujeita à conveniência do momento. Estar em um debate valoriza a eleição, consolida o eleitor que já decidiu o voto e sugere que o candidato, se eleito, não fugirá de um embate, mesmo que o tema. Além disso, é um desprestígio com o veículo de comunicação que coloca sua audiência à serviço das ideias dos candidatos.
A votação de Airton no primeiro turno indica que há chances reais de que ele seja o próximo prefeito da cidade mas as negativas de confronto com o adversário deixam um grande senão sobre a disposição do candidato do PL em respeitar o contraditório.
Revê, Airton.