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CANOAS | As chances do aeromóvel entrar no PAC e sair ‘sem custo’ para o município; alternativas sustentáveis e um novo modelo para o transporte local

Em junho de 2021, modelos de computador do aeromóvel foram apresentados em seminário sobre mobilidade em Canoas: equipamento agora pode integrar projetos do PAC. Foto: Divulgação/Aerom

Prefeito esteve na Casa Civil semana passada levando projeto da Fase 1 do aeromóvel canoense para se incluída no PAC do Governo Lula

O projeto de instalar uma aeromóvel entre o Guajuviras e o Mathias Velho, passando pela estação Mathias do Trensurb, está ganhando um novo – e forte – aliado. O governo Lula recebeu na semana passada o pedido do prefeito Jairo Jorge para que a obra seja incluída no Programa de Aceleração do Crescimento, o chamado PAC III. O programa centraliza os principais investimentos federais nos quatro cantos do país nos próximos quatro anos e, majoritariamente, os aplica em infraestrutura urbana e rodoviária, habitação e projetos de renovação da matriz energética.

É por ai, e pela mobilidade, que o aeromóvel pode ganhar uma fatia dos recursos do PAC para sair do papel – talvez, até, sem custo para o município.

Além da mobilidade, o aeromóvel é um elemento urbano ‘sustentável’, que usa energia limpar para alimentar sua propulsão. Em outras palavras, alia o transporte público com inovação e preservação do meio ambiente, sem provocar aumento da poluição – que em Canoas, aliás, atingem índices alarmantes, mas isso é tema para outro post.

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JJ foi recebido em Brasília pelo secretário especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Maurício Muniz. É ele quem cuida para que o PAC não emperre na burocracia federal. E gostou do que viu. Além da capacidade de transportar milhares de passageiros por dia sem as interferências do trânsito cotidiano, a questão da sustentabilidade e da inovação encaixam o aeromóvel nos planos do PAC. 

Instalar o aeromóvel em Canoas é a experiência prática que falta para que o projeto se viabilize como meio de transporte de massa, especialmente em regiões de trânsito conturbado, uma vez que utiliza vias elevadas para o deslocamento. Canoas, além de pioneira, pode se tornar case – ou exemplo – para outras cidades brasileiras se o aeromóvel decolar com o PAC.

“A implantação deste meio de transporte em Canoas irá melhorar a mobilidade nas duas maiores regiões da cidade, ou seja, para a metade da nossa população, ligando o bairro Guajuviras ao Mathias Velho. Além de ser um veículo sustentável, que não agride o meio ambiente, vamos poder proporcionar mais segurança, conforto e economia no bolso dos usuários que dependem do transporte público em nossa cidade”, destacou o prefeito.

Jairo Jorge apresentou ao PAC apenas a Fase 1 do aeromóvel. As demais fases, 2 e 3, só devem avançar após o ‘ok’ da União para esta primeira etapa. E não está descartado colocar as demais fases em um projeto de PPP e oferecer a operação do sistema a um parceiro privado, no futuro.

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