BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | ASM, que venceu licitação para gestão do HU, doa cinco UTI para cidade enfrentar a enchente

Leitos de UTI, como os da imagem ilustrativa acima, podem servir para socorro de pacientes da cidade a partir da chegada dos equipamentos em Canoas. Foto: Divulgação

Entidade baiana mandou ofício ao prefeito de Canoas oferecendo os equipamentos e o transporte deles até a cidade como forma de contribuir com a situação emergencial que o povo gaúcho vive

A solidariedade com a tragédia que vive o povo gaúcho e em especial a cidade que Canoas, que tem mais de 2/3 de sua área coberta pelas águas dos rios do Sinos e Gravataí, obrigando mais de 160 mil moradores do lado Oeste a abandonarem suas casas, chega a todos os cantos do Brasil. Inclusive em Salvador, na Bahia, onde fica a sede da ASM, a Associação Saúde em Movimento. É na cidade mais antiga do Brasil que a entidade vencedora da licitação para gestão do Hospital Universitário, o HU, tomou a decisão de enviar cinco UTI completas à Canoas assim que as notícias sobre a enchente tomaram conta dos jornais nacionais.

Certamente não é que em outros lugares os equipamentos não sejam úteis.

A ASM decidiu pelo gesto humanitário antes mesmo homologação da licitação vencida pela entidade. O processo segue em análise pela Procuradoria-Geral do Município, que pretendia entregar um relatório ao prefeito nos próximos dias. A enchente, no entanto, chegou primeiro. 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Não precisa entrar na água para salvar uma vida: Banco de Sangue do HU está precisando de doadores

CANOAS | A casa mais vigiada do Brasil é aqui: as BBBs que dão expediente no Gracinha

“Aproveitamos a oportunidade para lamentar por todas as perdas sofridas e nos deixar à disposição para colaborar em outras frentes que julgarem necessárias nesse momento tão difícil enfrentado por todo o Estado do Rio Grande do Sul”, diz a instituição em ofício à Prefeitura de Canoas.

A informação obtida pelo blog é que a ASM está tratando do transporte dos equipamentos ao Estado por via área. Com o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, tudo deve ser enviado pela Base Aérea de Canoas. Constam da lista de itens oficiada ao município o envio de 5 camas hospitalares Fowler, cabeceiras, peseiras e grades laterais; 5 ventiladores pulmonares; 5 monitores multiparamétricos, pré-configurados modulares, contendo 5 parâmetros (ECG, oximetria, pressão não-invasita, dupla temperatura e respiração); 20 bombas de infusão volumétrica; e 10 suportes para bombas de infusão.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade