BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Atenção: vem temporal aí na quarta; chuva pode chegar a 90mm na cidade; EClima já emitiu alerta

Temporais devem atingir a cidade entre a terça, 16, e a quarta, 17. Foto: Gustavo Garbino/Arquivo ECom PMC

Defesa Civil do Estado avisa sobre condições severas no clima gaúcho entre esta terça, 16, e quinta, 18

Prepare-se: vem temporal por aí. O calorão dos últimos dias se soma a um ‘sistema de baixa pressão’ que, trocando em miúdos, é uma condição do clima que favorece a ocorrências de eventos climáticos extremos – que é a nova nomenclatura adotada pelas autoridades para os fenômenos de mudança brusca no tempo e que geram transtornos e perdas em toda a cidade.

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Alagamentos: Nedy dá ordem de início para obras de microdrenagem; são quase R$ 9 mi para combater alagamentos

Na segunda-feira, 15, o governador Eduardo Leite já havia anunciado por meio de suas redes sociais que o monitoramento da Defesa Civil gaúcha indicava a possibilidade de um forte temporal entre esta terça, 16, e quinta, 18. A quarta, 17, seria o dia crucial para a Região Metropolitana: neste dia, pode chover até 90mm em pontos da capital e nas cidades periféricas, como Canoas – até mais em alguns lugares específicos. Para se ter uma ideia de quanta chuva é isso, são esperados, normalmente, 185mm para Canoas durante todo o mês de janeiro.

A Prefeitura também vem monitorando as condições do clima para alertar a população sobre o evento que está por vir. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), após horas de sol e calor ao longo de toda a terça, a instabilidade deve chegar entre o fim da tarde e início da noite. Há risco de chuva de forte a intensa com a possibilidade de vendaval e possível queda de granizo em pontos isolados.

Já na quarta-feira, 17, os altos volumes de chuva podem trazer transtornos como alagamentos e inundações. O Eclima monitora, também, o nível do Rio dos Sinos e Gravataí nos pontos em que costuma avançar sobre a cidade. Há risco de inundações e de que famílias fiquem desabrigadas.

Os ventos podem chegar a até 80km/h entre a terça e a quarta, dias em que Canoas deve sofrer os piores momentos do evento climático extremo. “As projeções meteorológicas indicam que não será apenas uma simples chuva de verão, mas há risco de granizo e ventos fortes nesse período. Na quinta-feira, ainda deve chover na madrugada e depois o tempo firma”, afirma o secretário adjunto do Eclima, Igor Sousa.

Já a Defesa Civil do Estado pede que, antes das chuvas, a população verifique as condições do telhado da sua casa e árvores no entorno e adote medidas preventivas, caso sejam necessários reparos. Durante as chuvas, o cidadão deve manter-se em segurança, retirar eletrônicos da tomada e fechar bem portas e janelas.

Nas próximas horas, acompanhe o noticiário e as informações divulgadas por órgãos públicos ou veículos de comunicação confiáveis. Importante manter cuidados para preservar vidas e evitar transtornos sem pânico.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade