BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Beth candidata: a anatomia de voo solo dos Republicanos

Beth Colombo na convenção dos Republicanos: candidatura está decidida e agora partido inicia tratativas para definição de um vice. Foto: Divulgação/Republicanos

Partido decidiu por candidatura própria e deixou frente de apoio ao governo que deve lançar candidatura de Jairo Jorge à reeleição

Está encerrada a expectativa: Beth Colombo, depois de 8 anos, volta a concorrer à Prefeitura de Canoas pelo Republicanos.

A decisão não chega a ser uma surpresa no mundo politico, mas foi dada por certa somente na sexta à tarde, após uma reunião com os partidos da base aliada ao governo Jairo Jorge e, depois, com o próprio prefeito. No sábado à tarde, a convenção do partido ratificou o que já vinha sendo construído.

Para explicar o contexto em que Beth vira candidata, precisamos voltar a 2020.

Há quatro anos, o Republicanos tinha a expectativa de que Beth concorresse à prefeita e protagonizasse uma ‘revanche’ de 2016 contra Luiz Carlos Busato, então no cargo. Ele havia vencido Beth no segundo turno, mas a ex-vice de Jairo Jorge declinou aos apelos do partido. César Augusto, que era vereador na oportunidade, encarou o desafio. No segundo turno, estavam ao lado de JJ, que saiu vitorioso do embate com Busato.

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Os R$ 3 bi que Jairo Jorge pediu a Pimenta: proteção da cidade encabeça lista por ajuda federal

CANOAS | Jairo Jorge põe à mesa de Eduardo Leite pedido de RS 394 milhões para reconstrução; a vez do Estado abrir os olhos à calamidade daqui

Cesar Augusto entendia as circunstâncias daquele desafio, o de 2020, como Beth entende agora. É uma candidatura para valer, sem volta. Mas que nasce de uma necessidade do partido e de um compromisso de Beth, assumido ainda em 2023, de ir às urnas se esse fosse o entendimento dos Republicanos.

Até sexta, o partido tinha a expectativa que avançassem as tratativas para que Beth viesse a ser novamente indicada vice de Jairo. Entre a quinta e a sexta, o plano arrefeceu. E o Republicanos, então, cobrou de Beth o compromisso de 2023: concorrer se o partido entendesse que era necessário marcar posição na urnas.

Para o Republicanos, uma candidatura própria é a chance de mostrar o partido à cidade, fortalecer a própria identidade e quem sabe ampliar a votação dos candidatos a vereador para ter uma bancada maior na legislatura que vem. Legítimo, reputo.

No entanto, há que se considerar um esforço da base aliada para compor uma frente ampla na eleição. Esta, não qualquer outra, se desenha como a eleição mais importante da história de Canoas porque recém passamos pelo evento extremo que foi a enchente de maio — da qual Beth foi, inclusive, uma das vítimas que perdeu tudo em casa. 

O efeito da candidatura própria no Republicanos na composição da frente pró-Jairo Jorge só poderá ser medido mais adiante, quando as convenções se encerrarem, e o prefeito admitir publicamente — porque não o fez até agora — que é candidato à reeleição.

Veremos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade