BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Câmara discute nesta quinta prorrogação do passe-livre no transporte

Projeto precisa ser aprovado e sancionado antes do dia 10 de março, que é quando vence a atual autorização para gratuidade

Airton de Souza vai enviar projeto de lei à Câmara de Canoas pedindo a prorrogação do passe-livre no transporte público municipal. A ideia do governo é uma prorrogação por mais 90 dias — ou seja, até o início de junho, com uma possível volta da cobrança a partir do segundo semestre de 2025.

A lei em vigor encerra a gratuidade em 10 de março e, portanto, a nova medida precisa se transformada em lei até sexta, 7, para que não haja descontinuidade no benefício. E isso transforma a quinta em uma super-quinta na Câmara de Vereadores.

A gratuidade no transporte foi estabelecida durante a retomada pós-enchente ainda pelo governo Jairo Jorge e mantida por Airton ainda durante os primeiros dias de janeiro. Trouxe um duplo benefício à cidade: além de favorecer quem foi diretamente atingido pelas águas e precisava se locomover pela cidade, ajudou na redução do custo da mão-de-obra local uma vez que as empresas não precisaram adquirir vale-transporte para seus trabalhadores que moram em locais atendidos pelo transporte público.

Airton esperava ter nestes primeiros dias de março uma definição sobre tratativas que conduziu em Brasília a respeito um recurso extraordinário para compra de ônibus — o que poderia ajudar na contenção da alta da tarifa. Como as respostas da União costumam, de fato, não vir no tempo da necessidade das pessoas, o prefeito resolveu ampliar o prazo da gratuidade por conta dos recursos da prefeitura — que, no entanto, são limitados para bancar a passagem de graça até o final do ano.

Por isso, a tendência é que, passado os próximos 90 dias, a cobrança seja retomada — mas não pelo valor integral da tarifa. O governo estuda manter um subsídio mensal que permita a cobrança de uma passagem entre R$ 2,60 e R$ 3,00 a cada usuário que passa pela roleta. O valor representa praticamente a metade dos R$ 5,50 que é o custo real passagem, somados todos os insumos e divido pela média de passageiros pagantes atuais. O valor fixado da tarifa, no entanto, segue o mesmo de 2021: R$ 4,80.

O projeto não deve levantar polêmica na Câmara de Canoas — como, de resto, o projeto de janeiro também não levantou. Airton consolidou uma base que gira entre 16 e 17 vereadores

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