Secretário adjunto explica opção por central de atendimento e grande procura das pessoas por orientação
Abriu na segunda, 27, a nova Central de Atendimento do CadÚnico em Canoas. É lá na Rua Siqueira Campos, 38, bem no Centro da cidade — e funciona das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.
No primeiro dia de atendimento, mais de 2 mil pessoas passaram por lá. “As enchentes atingiram muita gente e todos estão em busca de informação, de orientação”, explica o secretário adjunto de Proteção Básica e Especial da Secretaria de Assistência Social de Canoas, Saulo Gil.
Segundo a Prefeitura, a estrutura montada na Siqueira Campos conta com 40 atendentes, assistente sociais e servidores da pasta para resolver problemas relacionados ao CadÚnico, que é o cadastro padronizado pela União para acesso aos benefícios sociais disponíveis no país, como o Bolsa Família, por exemplo. Podem se inscrever no CadÚnico as famílias que possuem renda mensal per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo (R$ 706,00) e tenham renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$4.236,00). Não é possível realizar esse cadastro de forma online, pois o Governo Federal exige a inscrição seja feita presencialmente.
Quem já tem cadastro e está regularizado, não precisa procurar a Central.
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“A maior parte das pessoas já estão inseridas no sistema e com dados atualizados. A procura é grande porque as famílias que perderam tudo querem mais informação sobre os programas a que elas te direito, como fazem para ter acesso, quanto os benefícios serão liberados”, explica.
Sobre informações, Saulo Gil adianta que as pessoas não precisam correr para buscar o serviço imediatamente. “Não há um prazo para encerrar os programas anunciados recentemente. Quem não tiver CadÚnico mas tem direito, pode ficar tranquilo e procurar o serviço ao longo da semana, quando o movimento tende a diminuir”.
Central ou ação nos abrigos?
Nas redes sociais, a polêmica sobre a Central de Atendimento rendeu.
Uma das principais críticas foi ao fato de haver uma central: por que o atendimento das pessoas não acontece diretamente nos abrigos?
Na verdade, acontece. Na semana passada, o CanoasTec entregou ao governo um aplicativo para cadastramento das pessoas desalojadas de suas casas e que serve para busca ativa de atualizações no CadÚnico.
“Além disso, temos cerca de 15 mil pessoas nos abrigos e 80 mil pessoas em casas de amigos, parentes ou em outra forma de residência provisória. Para essas pessoas é importante que haja uma central onde procurar auxílio quando necessário”, informa.
Programas liberados para atingidos pela enchente
Volta por Cima
O Governo do Estado disponibilizará uma única parcela de R$ 2.500,00 para famílias em vulnerabilidade social extrema, com renda mensal per capita (por pessoa) de até R$ 218,00.
PIX SOS Rio Grande do Sul
Para ser contemplada, a família não pode ter renda superior a três salários mínimos (R$ 4.236,00), nem ter sido beneficiada pelo programa Volta Por Cima. O Governo do Estado destinará R$ 2 mil por família afetada.
Todas as famílias registradas no CadÚnico com esses perfis já foram cadastradas pela Secretaria de Assistência Social de Canoas. Se alguma pessoa inserida nesses critérios não tenha Cadastro Único, deve procurar a Central de Atendimento. Cada família só pode receber um dos benefícios.
Auxílio Reconstrução
É o programa do Governo Federal que oferece R$ 5,1 mil para cada família atingida pela enchente. Importante: para receber esse recurso, não precisa estar no CadÚnico. A Prefeitura de Canoas já informou à União a área atingida e o Governo do Estado disponibilizou o acesso às contas de água e luz dos moradores para compatibilizar e confirmar dados.
Em Canoas, 68 mil pessoas foram habilitadas ao benefício e 42,5 mil já tiveram a homologação confirmada pelo Governo Federal. Devem receber os recursos entre quarta e quinta-feira, 30.
Os demais postulantes do benefício ainda estão em análise e podem ser incluídos nas demais etapas de pagamento que devem acontecer nos próximos dias.
No site da prefeitura, tem um link direto para cadastrar a solicitação do benefício — basta clicar aqui. Para acompanhar a sua solicitação, o site é Gov.br e pode ser acessado neste link.