Crise do coronavírus

CANOAS | Chegou o dia: não há mais UTI disponível; só a responsabilidade nos salva de um nova Manaus

Prefeito Jairo Jorge voltou a fazer pronunciamento nesta terça quando ocupação dos hospitais bateu 100%. Foto: Reprodução

Sistema de saúde se aproxima da saturação total em Canoas com 100% dos leitos de UTI ocupados

A menos de um mês de completarmos um ano no enfrentamento à pandemia, Canoas chega ao ápice de ocupação hospitalar, beirando a saturação completa do sistema de saúde. Somente nos últimos dois dias, foram 312 novos casos confirmados,  com 93 internações em leitos de enfermaria e outros 85 em UTI – e 100% da capacidade hospitar está ocupada.

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Mantida a cogestão, Canoas vermelhou na bandeira preta

CANOAS | UPA Covid, novas UTIs e mais leitos: em live, JJ anuncia plano para que Canoas não seja a nova Manaus

 

Em nova live feita na noite desta terça-feira, 23, o prefeito Jairo Jorge (PSD), o secretário de Saúde, Maicon Lemos, e o assessor especial Dr. Euler Manenti, pediram responsabilidade à população para conter o avanço do contágio. "É fundamental que todos façam a prevenção, usem álcool gel e máscara, e respeitem o distanciamento, sem algomeração", pediu o prefeito.

Jairo Jorge reforçou a orientação do Governo do Estado para que haja um fechamento dos serviços e comércio não essencial da cidade entre 20h e 5h do dia seguinte como forma de evitar aglomerações. "Você que tem o seu comércio, por favor, feche", apelou. "Só vamos sair dessa situação se houver a colaboração de todos", lembrou Dr. Euler.

Compra de vacinas

O prefeito anunciou que envia nesta quarta-feira um projeto de lei à Câmara autorizando a compra de vacinas contra a Coovid-19. Nesta terça, o Supremo Tribunal Federal formou maioria em torno do entendimento que Estados e Municípios podem comprar por conta própria o imunizante.

A autorização, se aprovada pela Câmara, coloca Canoas um passo à frente para acelerar a vacinação entre os canoneses, mas a compra efetiva depende de disponibilidade do fabricante e de que o Ministério da Saúde não tenha adquirido as doses previamente.

Até agora, cerca de 12,9 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus em Canoas.

Mais ônibus

Jairo Jorge disse que o governo conversou com o Sindicato dos Rodoviários e a empresa Sogal para restabelecer mais 20% da frota de ônibus na cidade. A ideia é que os coletivos não andem tão cheios como se viu ao longo das últimas semanas, com excessão do período de carnaval, quando o movimento nas ruas caiu bastante.

 

Confira as ações do governo no combate à pandemia divulgadas durante a live

 

1. Ampliação dos leitos Covid

Para atender a demanda de internações pela Covid-19, o município de Canoas investiu, desde janeiro, na abertura de 51 novos leitos de terapia intensiva, que passaram de 43 para 94. Destes, 20 foram inaugurados no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) na última segunda-feira (22). Em relação a dezembro de 2020, o número de leitos de enfermaria aumentou de 70 para 99 até o momento. “São leitos que estão sendo fundamentais neste momento em que o vírus se propaga de forma muito rápida”, destacou o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos. 

 

2. Mais leitos

Outros 20 leitos clínicos devem ser abertos nesta semana no Hospital Universitário e, até o final do mês, outros 45 passarão a funcionar no HNSG. O município busca, ainda, a viabilização de mais 15 leitos de UTI exclusivos para casos de coronavírus.

 

3. Contratações de profissionais da saúde

A Prefeitura enviará à Câmara de Vereadores projeto de lei que autoriza a contratação emergencial de 300 técnicos de enfermagem, que atuarão na linha de frente da Covid-19 e reforçarão a campanha de vacinação no município. 

 

4. Plantão Covid

Desde domingo (21), Canoas conta com um reforço no atendimento de casos suspeitos da doença. O Plantão Covid funcionará sempre aos sábados e domingos, das 8h às 20h, em quatro unidades básicas de saúde, localizadas nos bairros Guajuviras, Mathias Velho, Niterói e Rio Branco. Foram realizados no último final de semana 337 atendimentos médicos, 504 de enfermagem e 198 testes rápidos e RT-PCR.

 

5. Triagem nas UPAs

Para agilizar a triagem dos pacientes que procuram as unidades de pronto atendimento, a Prefeitura de Canoas organiza a montagem de estruturas junto a esses locais. A medida busca garantir a segurança dos usuários e evitar a disseminação do coronavírus, diante da intensa procura de casos com suspeita de Covid-19, o que deve se intensificar ainda mais nos próximos dias. O prefeito Jairo Jorge anunciou que buscará o apoio da Defesa Civil e das Forças Armadas para viabilizar a montagem dessas estruturas. 

 

6. UPA Covid

O município prepara também a abertura da UPA Covid. O serviço funcionará no local da antiga UPA Caçapava, no bairro Mathias Velho, onde atualmente existe uma clínica de saúde da família. Além de concentrar os casos confirmados e de suspeita da doença, será aberto no local um Centro de Testagem de Covid-19. 

 

7. Centro de Referência

Além da UPA especializada em atendimentos de casos de coronavírus, a Prefeitura implantará um Centro de Referência para Covid-19, no campus da Ulbra.

 

8. Aquisição de vacinas

Será incluído no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que será encaminhado ao Legislativo, a autorização para que o município adquira com recursos próprios a compra de vacinas contra a Covid-19.

 

9. Ampliação da testagem

O município está adquirindo mais 20 mil testes de detecção de antígeno, cujo tempo de resposta é de 15 minutos a 20 minutos. Esse exame ocorre atualmente nas UPAs e nos hospitais para o rastreio mais rápido daqueles pacientes que possuem sintomas e necessitam de internação. 

A coleta dos testes PCR, desde o dia 25 de janeiro, passou a ser realizada em 12 unidades de saúde. Até então, esse tipo de exame era realizado apenas nas UPAs Rio Branco e Boqueirão. Essa ampliação foi possível graças à chegada de 200 mil testes vindos do governo federal. O município também recebeu do Ministério da Saúde 3.270 testes rápidos. Além disso, a Prefeitura já havia adquirido 4,5 mil testes de antígeno, uma novidade até então na rede pública de Canoas.

 

10. Reservatório de oxigênio

Desde a noite de sexta-feira (19), a UPA Boqueirão, no bairro Guajuviras, conta com um reforço importante no atendimento aos pacientes que apresentam problemas respiratórios e precisam de suporte de oxigênio. Foi instalado no local um tanque de oxigênio com capacidade de três mil litros. A ação é uma medida preventiva devido ao aumento do consumo de oxigênio para terapia de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG). É a segunda unidade de pronto atendimento do Estado a contar com esse recurso – a primeira foi Rio Grande.

 

11. Fiscalização

Alinhado com a estratégia do governo do Estado, a Prefeitura de Canoas intensifica a partir desta terça-feira (23) a fiscalização da suspensão geral de atividades das 20h às 5h, medida que se estenderá até 2 de março. As forças de segurança atuarão de forma integrada para evitar aglomerações e garantir o cumprimento do decreto estadual. 

 

12. Suspensão de cirurgias eletivas

Foram suspensas, por tempo indeterminado, as cirurgias eletivas na cidade. Estão mantidos apenas os procedimentos cirúrgicos de emergência e oncológicos. A medida abrange os hospitais Universitário, Nossa Senhora das Graças e Pronto Socorro. 

 

13. Aglomera Não!

Campanha educativa com foco na conscientização da população sobre a necessidade de manter os cuidados com a prevenção e o distanciamento social. A iniciativa abrange um conjunto de ações que visam orientar, prevenir, monitorar e diminuir os efeitos da pandemia em Canoas.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade