Presidente da entidade, André Guindani, conversou com o blog sobre evento que traz Eduardo Leite como palestrante desta quarta, 19, e trata sobre os planos de desenvolvimento do Estado
A presença do governador Eduardo Leite no tradicional Almoço de Ideias da CICS, o Centro das Indústrias, Comércio e Serviços de Canoas, precede a inauguração da Sala San Pietro Saúde – o novo espaço locável da entidade para públicos de até 40 pessoas. O evento em si, com a palestra de Leite sobre os planos do governo para o desenvolvimento do Estado, será concorrido. Todos os ingressos disponíveis foram vendidos antecipadamente. E embora o governador tenha avisado de antemão que sua agenda não tem lastro para um momento de perguntas e respostas com a plateia que o assistirá, não quer dizer que questões pontuais sobre Canoas não sejam colocadas sobre sua mesa, entre o almoço e o cafezinho.
LEIA TAMBÉM
André Guindani, presidente da CICS, conversou com o blog ainda na terça sobre o encontro com Leite. Consultado pela assessoria do governador, ele repassou questões sobre segurança pública, Saúde e a preocupação sobre a carga tributária que ocupa o pensamento de 10 em cada 10 empresários por aqui. Seriam os principais assuntos levantados pelo público presente ao almoço e, como foram comunicados ao governo, é possível que permeiem a palestra do governador, aqui ou ali. “Não vamos entregar um documento formal ao governador porque haverá um novo momento para isso, mas na manifestação de abertura, em nome da entidade, vou tocar no assunto da segurança e do Assistir, que corta recursos dos hospitais e nos preocupa bastante”, antecipou Guindani.
E não é pouco. A previsão inicial do Programa Assistir, lançado oficialmente em 2021, é de corte de R$ 7 em cada R$ 10 aportados pelo Estado no financiamento das estruturas de urgência e emergência e alta complexidade em Canoas. Os mais atingidos seriam o Pronto Socorro, o HPSC, e o Hospital Universitário, o HU. O Nossa Senhora das Graças teria direito a um implemento na ordem de 3% do que recebe hoje – insuficiente para compensar as perdas nas demais instituições.
Sobre segurança, a preocupação manifestada de Guindani diz respeito ao aumento da criminalidade verificada em 2023. Canoas soma 36 mortes violentas de janeiro para cá e tem registrado um volume maior de assaltos a pedestres e estabelecimentos comerciais a ponto de acender o sinal de alerta. “Segurança é uma preocupação de todo o canoense, mas o comércio depende dela para manter-se”, lembra o presidente da entidade.
Fórum da Federasul terá CICS como anfitriã
A CICS não entregará uma carta ao governador Eduardo Leite porque se prepara para sediar, entre os dias 7 e 10 de maio, o Fórum Macroregional da Federasul. O encontro prestigia a entidade que receberá representantes da federação vindos das regionais do Sinos, Caí e Metropolitano. A partir dessas discussões, será formulado um conjunto de medidas a serem apresentadas oportunamente ao governo gaúcho com pautas prioritárias para o empresariado da região.
Entre eles, os ‘gaps’ que costumam saltar aos olhos, como a mobilidade, os pedágios, a sempre preocupante carga tributária e os investimentos em segurança.
Nova Sala, mais estrutura
Mesmo que a agenda do governador Eduardo Leite não permita a participação dele na cerimônia, a CICS aproveita o evento desta quarta para inaugurar oficialmente a Sala San Pietro Saúde. O espaço, que já está disponível para locação, recebe até 40 pessoas para eventos corporativos ou de treinamento com estrutura de apresentação e internet. A sala também comporta mesas para refeições, se for o caso, e se soma à já inaugurada Sala Sicredi, com as mesmas características de tecnologia e espaço para até 30 pessoas.
É na Sala Sicredi que, hoje, são gravados os episódios do PodCICS, o podcast da entidade.
A secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, participa do almoço com o governador e, na sequência, o representa na inauguração da Sala San Pietro.