Apesar da abertura de leitos – 20 devem estar disponíveis ainda hoje no Graças -, velocidade do contágio superar capacidade do sistema de saúde em atender os contaminados
Pelo quinto dia consecutivo, as unidades de terapia intensiva (UTIs) Covid-19 de Canoas funcionam com 100% da capacidade. São 108 pacientes graves em atendimento nos três hospitais. Na tarde desta segunda-feira, 8, 52 pessoas aguardavam leitos de UTI no município. Outras 32 estavam à espera de leitos de enfermaria.
LEIA TAMBÉM
Com o fluxo de pacientes cada vez maior, a Prefeitura tem investido na ampliação de leitos. São 55 novos leitos de UTI, abertos desde janeiro de 2021, dedicados exclusivamente à internação de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) decorrentes da infecção pelo novo coronavírus. Foram criados, ainda, 122 de Enfermaria Covid – 20 deles devem ser liberados nas próximas horas no Hospital Nossa Senhora das Graças.
Apesar dos esforços para ampliação dos leitos e recuperação de estruturas que estavam degradadas nos hospitais, a situação da pandemia é crítica. Perto de alcançar o limite de expansão de vagas, o município busca viabilizar junto aos governos federal e estadual a aquisição de equipamentos para abrir mais leitos de UTI no Hospital Universitário. “A situação é preocupante, mas estamos trabalhando em busca de soluções, equipamentos e profissionais”, afirma o prefeito Jairo Jorge.
Tudo, agora, é Covid
Com recorde de ocupação desde o início da pandemia, os hospitais de Canoas utilizam, desde o final de fevereiro, todos os espaços disponíveis para atender os casos de Covid-19. A medida foi necessária para estabilizar a pressão das salas vermelhas e amarelas das UPAs e acelerar as transferências dos pacientes. Na semana passada, dez leitos de UTI do Hospital de Pronto Socorro foram convertidos em Covid para dar vazão à grande demanda de internações de pacientes graves.
1. A Secretaria Municipal da Saúde reforça a orientação para que a população procure os serviços de saúde, principalmente as UPAs, apenas em caso de sintomas moderados e respiratórios.
2. Para sintomas leves e outras queixas não urgentes, devem procurar as unidades básicas de saúde de referência.
3. Para as situações que não estejam relacionadas à Covid-19, a alternativa são as estruturas de pronto atendimento, que funcionam 24 horas, montadas junto às UPAs Rio Branco e Boqueirão.