Candidato do PL encheu o salão do Clube Fênix, na Estância Velha, para evento político que marca a arrancada da campanha
Eventos de lançamento de candidatura não são, necessariamente, no primeiro dia em que elas são postas à rua. Com Airton Souza (PL), candidato da coligação União por Canoas (PL-União Brasil-Progressistas) não foi diferente. Encontro na noite de sexta, 30, já com 10 dias de campanha na ‘rua e na vila’, lotou o salão do Clube Fênix, no bairro Estância Velha, para o ato político que pôs em cima do mesmo palco o ‘peso pesado’ apoiador local Luiz Carlos Busato e o padrinho estadual de Airton, Bibo Nunes, além dos presidentes municipais dos partidos coligados e da presidente do PL, Adriana Lara.
Sobre o ato, o mesmo de sempre: palco, discursos, público inflamado, candidatos empolgados e os apoiadores tremulando bandeiras para mostrar quem tem mais tamanho que quem. Não é sobre isso este post.
LEIA TAMBÉM
Vale aqui o registro dos banners no fundo do palco com a imagem de Busato entre o candidato a prefeito e o vice sob a frase “Busato é Airton e Rodrigo”, mostrando que cada vez mais o ex-prefeito será utilizado na campanha como o ‘avalista’ da chapa e do governo a que se propõem a fazer; ele falou antes do próprio Bibo, relembrou toda uma trajetória de família na Arena, partido que deu origem ao Progressistas de Marcos Daniel e pelo qual seu pai, Luiz Jerônimo Busato, foi prefeito na década de 70.
Com isso, Busato reafirma que a aliança pró-Airton é, sim, de Direita-raiz. Mas, curioso, é que a própria presença do ex-prefeito ali ‘alivia’ o bolsonarismo que, antes, Airton pretendia ter. E com mais chão para o discurso e menos para a bravata, sai a ode ao capitão, que obviamente foi citado e festejado de momento em momento no evento inteiro, e entra o papo arrazoado no slogan da campanha, o que ‘Canoas merece respeito’.
A tendência, nos próximos dias, é que a campanha ‘desamorne’, já que restam cinco semanas até o dia em que o eleitor irá às urnas. E aí que deveremos ver um Airton mais desenvolto entre ‘os Busatos’ — pai e filho, o vice Rodrigo — ou aproveitando o legado político e eleitoral que o deputado parece disposto a lhe emprestar.
Lançada a campanha já está.