Prevenção

CANOAS | Com vistoria, 1 em cada 2 chamadas sobre o esgoto no Guajuviras foram resolvidas; mas ainda tem o lixo…

Operação de vistoria previne entupimentos e obstruções; lixo fora do lugar, no entanto, é principal problema nas redes. Foto: Divulgação

Ação preventiva reduziu em 50% os chamados para manutenção de rede no bairro mais populoso da cidade

Antes da operação, a região concentrava 20% dos atendimentos relacionados à desobstruções das redes coletoras em Canoas. Em três meses de trabalhos intensivos no local, a quantidade de solicitações para serviços desse tipo teve queda de 46%. Até o momento, 240 poços de visitas e aproximadamente 16 quilômetros de tubulações já foram verificados e desobstruídos no bairro.

Feita diretamente pelas equipes da Ambiental Metrosul, a vistoria segue apontando que o descarte indevido de resíduos ainda é a principal causa de problemas no sistema de esgotamento sanitário. Nesse sentido, o Coordenador dos trabalhos, Claudemir Braga, ressalta a importância da mudança de hábitos da população. “A quantidade de lixo e outros tipos de materiais retirados diariamente das tubulações durante a preventiva é muito grande, por isso a incidência de obstruções no bairro”, comenta.

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | Governo propõe quitar rescisões da Gamp em 28 parcelas e indenizar licença de gestantes

CANOAS | Graças também suspende eletivas: Covid ’chega chegando’ e já ocupa 16 de 20 UTIs

 

As intervenções preventivas integram a rotina de manutenção das redes de esgoto em todos os municípios atendidos pela Metrosul e serão intensificados em locais de mais necessidade, caso do bairro Guajuviras. Braga salienta que “as equipes de serviços trabalham diuturnamente no atendimento à população, mas para que a redução das ocorrências seja permanente é fundamental que cada um faça sua parte, utilizando corretamente o esgoto”.  Segundo ele, além do acúmulo de lixo, o despejo de gordura nas tubulações e as ligações indevidas das redes cloacal e pluvial também prejudicam a eficiência do sistema. Em 2021 foram mais de 7,5 mil atendimentos relacionados a vazamentos, desobstruções e limpeza das redes nas nove cidades.

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade