Ação preventiva reduziu em 50% os chamados para manutenção de rede no bairro mais populoso da cidade
Antes da operação, a região concentrava 20% dos atendimentos relacionados à desobstruções das redes coletoras em Canoas. Em três meses de trabalhos intensivos no local, a quantidade de solicitações para serviços desse tipo teve queda de 46%. Até o momento, 240 poços de visitas e aproximadamente 16 quilômetros de tubulações já foram verificados e desobstruídos no bairro.
Feita diretamente pelas equipes da Ambiental Metrosul, a vistoria segue apontando que o descarte indevido de resíduos ainda é a principal causa de problemas no sistema de esgotamento sanitário. Nesse sentido, o Coordenador dos trabalhos, Claudemir Braga, ressalta a importância da mudança de hábitos da população. “A quantidade de lixo e outros tipos de materiais retirados diariamente das tubulações durante a preventiva é muito grande, por isso a incidência de obstruções no bairro”, comenta.
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As intervenções preventivas integram a rotina de manutenção das redes de esgoto em todos os municípios atendidos pela Metrosul e serão intensificados em locais de mais necessidade, caso do bairro Guajuviras. Braga salienta que “as equipes de serviços trabalham diuturnamente no atendimento à população, mas para que a redução das ocorrências seja permanente é fundamental que cada um faça sua parte, utilizando corretamente o esgoto”. Segundo ele, além do acúmulo de lixo, o despejo de gordura nas tubulações e as ligações indevidas das redes cloacal e pluvial também prejudicam a eficiência do sistema. Em 2021 foram mais de 7,5 mil atendimentos relacionados a vazamentos, desobstruções e limpeza das redes nas nove cidades.