A Prefeitura de Canoas foi contemplada com os dois maiores lotes do programa federal Compra Assistida da história do município, garantindo o acesso à casa própria a mais 922 famílias. Os lotes, um de 478 e o outro de 444 moradias, atendem moradores em aluguel social e outras famílias que tiveram suas casas destruídas pelas enchentes de 2024. Ao todo, na soma com os lotes anunciados anteriormente pela Caixa, 1.648 famílias já têm acesso assegurado às novas residências através do programa.
O prefeito Airton Souza destacou a importância da iniciativa. “Cada família que perdeu tudo nas enchentes e agora recebe a chave da sua casa tem uma oportunidade para recomeçar. Este é um passo concreto na recuperação de suas vidas e da cidade de Canoas”, destacou.
O Compra Assistida RS permite que famílias afetadas pelas enchentes adquiram uma nova casa sem entrada ou financiamento, escolhendo imóveis novos ou usados de até R$ 200 mil, em qualquer cidade do Rio Grande do Sul. A Caixa Econômica Federal realiza a compra com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e entrega a chave diretamente aos beneficiários.
A Prefeitura de Canoas atua na organização e acompanhamento de todas as etapas, garantindo agilidade, transparência e assistência completa às famílias contempladas. O prazo estimado para conclusão e entrega é de 90 dias.





