Rodrigo Busato, filho e neto de ex-prefeitos, será candidato a vice de Airton Souza
Decidida aos ’45 do segundo tempo’, como comentou a colunista de GZH, Rosane de Oliveira, a aliança PL-União Brasil foi o último grande lance do período de convenções municipais em Canoas neste 2024 sem precedentes. Depois de rodadas de conversas com todos os partidos da cidade, namoro com a frente que apoia Jairo Jorge (PSD) e até a sinalização de uma aproximação com o PT de Paulo Pimenta para 2026, o União Brasil de Luiz Carlos Busato bateu o martelo nesta segunda-feira, 5. Irá às eleições com Airton Souza (PL), indicando Rodrigo Busato como candidato a vice.
LEIA TAMBÉM
Durante a convenção do partido, que lotou um salão de festas na avenida Açucena, Busato, o pai, explicou a decisão de estar com Airton foi tomada depois de intensas tratativas com diversos possíveis aliados e de uma ‘provocação’ de Germano Dalla Valentina. “O Germano, que está comigo desde que tinha cabelo, disse que se a gente estava reticente sobre uma candidatura, então ele iria”, contou.
De fato, Germano se lançou em meados de julho.
Segundo Busato, foi aí que a chave do União Brasil virou. “Eu sou deputado federal e tenho uma relação com o prefeito Jairo Jorge. Minha função é essa: auxiliar os prefeitos. E vou fazer isso até o final do mandato dele, em dezembro. Mas Canoas precisa de mais”, pontua.
Na política, a adesão do UB ao PL ‘encorpa’ a campanha de Airton, que vinha de muita conversa com partidos de oposição mas se desenhava um tanto isolada em um caminho exclusivamente bolsonarista. O apoio dos ‘Busatos’, no plural, pai e filho, dará a Airton um corpo mais experiente em campanha — Busato pai já foi eleito vereador, deputado federal quatro vezes e disputou a prefeitura de Canoas em duas oportunidades, todas elas com Rodrigo, o filho, que é publicitário, no comando da Comunicação. E, neste caminho, ambos juntaram pessoas que prometem levar ao governo, caso eleitos, para enfrentar os problemas da cidade.
Por fim, vale o comentário aqui porque este será, certamente, um tema na campanha: Busato, o pai, fez questão de comentar 2020 em seu discurso. Naquele ano, Airton concorreu a vereador pelo MDB e apoiou Busato, então no PTB, no primeiro turno; no segundo, porém, foi com Jairo Jorge. “Conversamos muito sobre isso com o Airton e o perdoamos por 2020”, garantiu.
Rodrigo na chapa avaliza.