A Corsan instalou na madrugada desta quarta-feira, 13, três geradores de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água Niterói, em Canoas, para evitar desabastecimento por falta de eletricidade. O investimento é de R$ 2,7 milhões.
Dois equipamentos estão ligados na Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT) número quatro, que atende parte da cidade. O terceiro gerador foi colocado junto ao Quadro de Transferência Automática (QTA), que aciona o aparelho em caso de queda da energia elétrica. Quando a eletricidade retorna, o equipamento também é desligado automaticamente.
O gerente de operações da Corsan, Cristiano Cardoso Locatelli, explica que esses investimentos têm garantido abastecimento de água mesmo em dias de fortes chuvas ou ventanias, que afetam o sistema de energia. “Já investimos em geradores para a Estação de Tratamento de Água Rio Branco e, nos últimos temporais que atingiram Canoas no início do mês de agosto, apesar da falta de luz, não tivemos significativas interrupções no fornecimento de água”, diz ele.