Números também incluem queda no roubo a pedestres, no número de mortes violentas e também nos casos de letalidade em pessoas jovens
O Observatório de Segurança Pública de Canoas divulgou os dados da criminalidade no município, que apresenta uma queda em todos os índices de violência para o primeiro quadrimestre de 2021 (janeiro, fevereiro, março e abril), quando comparado ao mesmo período de 2020.
LEIA TAMBÉM
Os índices representam uma redução histórica para o primeiro quadrimestre, desde que os dados começaram a ser computados pelo Observatório, em 2009, que considera também as ocorrências da Polícia Civil e da Brigada Militar. As informações são coletadas diariamente pelo Observatório.
Para o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, os índices refletem o trabalho que vem sendo realizado desde janeiro na segurança de Canoas, que tem a inteligência como foco no enfrentamento ao crime. “Estamos trabalhando de forma estratégica, com análise criteriosa das informações, com ampliação da atuação da Guarda Municipal e com integração com as outras forças de segurança que atuam no município”, destaca.
Furto de veículos
No primeiro quadrimestre de 2021, houve uma redução de 15,75% nos casos de furto de veículos em relação ao mesmo período de 2020. De acordo com o Observatório de Segurança Pública, os bairros Centro (27%) e Marechal Rondon (24%) apresentam os maiores índices. O dia da semana em que há maior concentração de furto de veículos é na quinta-feira (19,3%), entre 10h e 12h.
Roubo de veículos
Já em relação ao roubo de veículos, a queda foi ainda mais expressiva: 46,4% de redução em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado. Os roubos se concentram nos bairros Guajuviras e Niterói, ambos com 14%. O dia da semana quarta-feira (22,1%) e a faixa horária das 20h às 22h (19,2%) apresentam o maior número de casos de roubo de veículos.
Roubo a Pedestre
A queda no índice de roubo a pedestres foi de 16,5% nos quatro primeiros meses deste ano, quando comparado aos mesmos meses de 2020. O bairro Niterói se destaca pela maior concentração de roubo a pedestres, sendo a segunda-feira (19,3%) entre 20h e 22h (20,4%) o dia da semana e a faixa horária com os maiores índices.
Mortes Violentas
A redução de mortes violentas foi de 31% na mesma comparação de tempo dos dados anteriores. Do total de casos ocorridos no primeiro quadrimestre de 2021, 69,2% correspondem a homicídio.
Letalidade Juvenil
O primeiro trimestre de 2021 encerrou com 20% de redução nos casos de mortes violentas de jovens. A idade das vítimas jovens corresponde à faixa dos 19 aos 21 anos, com maior concentração na faixa dos 18 anos. Entre as vítimas, 75% apresentam antecedentes criminais, sendo 66,6% por tráfico de entorpecentes e 50% por homicídio.