Troca no comando do partido libera César Augusto para ‘missão’ com Carlos Gomes, no Estado, e aproxima decisões sobre rumos para 2024 de quem articula a nominata para outubro
O Republicanos de Canoas tem um novo presidente: Alexandre Duarte, o pastor que responde pela bancada do partido na Câmara do município. Duarte assume as rédeas republicanas com a saída combinada de César Augusto, que foi candidato em 2020 e disse ‘sim’ recentemente a um convite do deputado federal Carlos Gomes para uma função de assessoria na Secretaria de Habitação do Estado.
O ‘plano Duarte’ é montar uma super nominata e eleger três vereadores em outubro – façanha que o Republicanos ainda não fez em Canoas, embora tenha faltado pouco mais de 150 votos em 2020 para o próprio Duarte tivesse um colega de bancada.
LEIA TAMBÉM
Em evento no sábado, a prévia da mobilização da sigla foi um salão lotado, a participação de dois deputados federais e a presença mais do que ilustre da ex-secretária de Educação, Beth Colombo. Beth que, aliás, já não nega a possibilidade de ir às urnas como candidata a prefeita em outubro. “Não temos definição ainda e estamos trabalhando para eleger três vereadores com uma boa nominata à Câmara. Mas temos a intenção de participar de uma chapa majoritária ou indicar um candidato”, adianta Duarte. “Tanto a Beth como a deputada federal Franciane Bayer se colocaram à disposição”.
Do que não é dito mas percebido nos bastidores do Republicanos é a possibilidade real de Beth ser a candidata do partido em outubro. Até há alguns meses, ela desconversava e até desautorizava qualquer menção a respeito. Em conversa com o blog ainda em janeiro, confirmou que não descarta mais a hipótese e, no encontro que empossou Duarte, foi além: disse ao partido que, se for a vontade de todos, topa.
Importante: isso não quer dizer que está resolvido; ao contrário. Se fosse um grande jogo de xadrez, diria que o Republicanos moveu um peão para o lado. A hipótese Beth Colombo tende a chacoalhar o cenário da eleição, mas sempre bom lembrar que ela tem Jairo Jorge como um irmão e dificilmente se sentiria a vontade de entrar numa disputa contra ele – o que parece provável já que, mesmo com o afastamento, JJ pode e deverá ser candidato em outubro.
A tendência do Republicanos sob a batuta de Duarte é, pelo menos, atrair vereadores já eleitos na janela de março. “Já conversei com dois ou três”, despista o novo presidente. O blog já havia informado que Eracildo Link, do MDB, ensaia uma aproximação com o partido. Mais do que isso, é improvável; com uma nominata bem redondinha, a melhor aposta do Republicanos é em sua própria ‘categoria de base’ para fazer três cadeiras na Câmara – com ou sem Beth nas urnas.