Prefeitura informou há pouco pelas redes sociais que o temporal que atingiu a cidade na terça à noite segue prejudicando o atendimento de Saúde no município. Prioridade é retomar a luz, a água e a internet nas unidades
Em razão do temporal e da falta de energia que atinge todos os bairros da cidade, os hospitais e UPAs de Canoas estão trabalhando em regime excepcional de atendimento. Cirurgias eletivas foram suspensas na manhã desta quarta-feira, 17, no Hospital Nossa Senhora das Graças, o Gracinha. Por lá, houve um destelhamento parcial que afeta o serviço no bloco cirúrgico e no Centro de Esterelização. No Hospital Universitário, o HU, metade dos atendimentos da tarde deve ser adiado em razão da falta de internet – o que impossibilita o acesso aos sistemas de dados e ao prontuário eletrônico.
As portas da emergência nos dois hospitais, no entanto, segue aberta.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o comunicado da Prefeitura de Canoas, o HU mantem sua operação com o auxílio de um gerador industrial de energia elétrica e o abastecimento de água está sendo feito através de caminhões-pipa. Das 20 cirurgias programadas para a manhã desta quarta, apenas duas tiveram que ser adiadas.
As UPAs Rio Branco, Guajuviras e Caçapava tiveram alagamentos ainda na noite de terça e seguem sem energia elétrica. Na Rio Branco, porém, o acionamento do gerador restabeleceu o serviço normalmente desde a madrugada. Guajuviras e Caçapava estão com atendimento restrito e recebem pacientes para orientação.
Já no Hospital de Pronto Socorro de Canoas, HPSC, o atendimento é normal com o uso de geradores e o abastecimento de água por caminhões-pipa. O sistema informatizado, no entanto, não pode ser utilizado por falta de internet. Os prontuários estão sendo feito manualmente desde as primeiras horas da madrugada.
Com informações da PMC.