CANOAS

CANOAS | Equipes analisam danos causados pelo temporal em imóveis

Desde o temporal do dia 15 de agosto, que devastou várias regiões da cidade, equipes da diretoria de Licenciamento e Fiscalização, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) estão nas ruas, juntamente da Defesa Civil. O trabalho dos agentes consiste em analisar os danos ocorridos em imóveis públicos e privados, bem como árvores e outros equipamentos como postes de iluminação, que estejam comprometidos ou que possam colocar em risco a vida das pessoas. Até o momento, foram atendidas 48 ocorrências, nas diferentes regiões da cidade.

Nesta quinta-feira (25), um dos locais vistoriados pela equipe de Licenciamento e Fiscalização foi a Travessa Três, no bairro Estância Velha, onde o telhado de uma empresa voou, atingindo três residências e obstruindo a rua. Para realizar a remoção, a empresa apresentou um plano estratégico, que foi aprovado pela diretoria, garantindo a segurança de trabalhadores e moradores da área.

Paula Flores Loureto, diretora de Licenciamento e Fiscalização da SMDUH explica que as análises geram solicitações aos proprietários, como por exemplo, a solicitação de um laudo técnico, relatando tudo o que vai ser feito no local, como troca de telhas, reparos na estrutura ou demolição. “A fiscalização analisa os estragos e se o dano está gerando risco a terceiros. Quando é uma área privada, na qual o Município não tem poder para intervir, o proprietário ou empreendedor apresenta o laudo do que deverá ser feito e este documento é analisado pela unidade de licenciamento.” Após a análise dos documentos e a confirmação de um responsável técnico, o local é liberado para iniciar a obra necessária. As equipes de fiscalização continuam acompanhando a obra, até sua conclusão.

A maior preocupação, segundo a arquiteta, é proteger a integridade física das pessoas que residem no local atingido, bem como nos arredores. “Neste episódio mais recente, em duas situações as famílias foram retiradas do local, até que o espaço esteja seguro para retornarem”, lembra.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade