Blog abre a lista ‘secreta’ que corre aqui e ali com os nomes que devem ser confirmados no secretariado de Jairo Jorge só na quarta, 3
Aviso: nada é oficial, ainda.
A formação do novo e definitivo Governo Jairo Jorge deve sair, no mais tardar, na quarta-feira, 3. Segundo o que o blog apurou, as tratativas políticas ainda não foram dadas por encerradas. E há nomes que o próprio prefeito cuida pessoalmente.
Os principais postos, no entanto, já estão praticamente resolvidos. Nada muda na Educação, que segue nas mãos de Beth Colombo, do Republicanos. E nada muda nas Relações Institucionais, que tem Mário Cardoso com 100% de aproveitamento nos temas importantes à política na Câmara.
Vale o destaque de que o ‘coringa’ Felipe Martini está cotado – e muito – para assumir a Secretaria da Saúde no lugar de Aristeu Ismailow. Por sua vez, Aristeu é o nome para a novíssima Secretaria de Gestão Hospitalar.
Um por um, o primeiro escalão do governo JJ
Chefia do Gabinete do Prefeito – é de Celso Pitol, amigo e aliado de Jairo Jorge há mais de 20 anos. Daniel Cardozo, que vinha desempenhando a função em 2021, fica na assessoria superior.
Escritório de Comunicação – Na transição, Vivi Bauer assumiu o posto, mas foi designada para atender ao gabinete do prefeito. Patrícia Augsten assume. É doutoranda em Comunicação e jornalista do quadro desde 2018.
Escritório de Gestão – a informação é de que será ocupado por um servidor de carreira.
Escritório de Participação e Mobilização – O nome para o Escritório, criado pela nova reforma, está sendo cuidado pessoalmente pelo prefeito Jairo Jorge.
Escritório de Resiliência Climática – O Escritório de Resiliência Climática também foi criado pela nova reforma. A especulação é a de que seja convidado um nome ligado à causa ambiental, do PV.
Escritório de Projetos – Maurício Rocha, arquiteto, estava no comando do órgão. Há uma possibilidade de que permaneça. A pasta centraliza toda a criação de projetos de engenharia e arquitetura do governo – inclusive os feitos para captação de recursos federais.
Secretaria Extraordinária de Gestão Hospitalar – o nome mais cotado é o de Aristeu Ismailow, atual secretário da Saúde. Ele é o ‘exterminador de contratos emergenciais’: conseguiu, em um ano, por contratos definitivos na administração das casas de saúde do município. É tido como ‘pau para toda obra’ na gestão.
Procuradoria-Geral do Município – o desembargador aposentado Orlando Heemann Júnior fica no posto.
Secretaria da Fazenda – o servidor Adriano Ponticelli, técnico tributário, cresceu ao assumir interinamente a pasta durante este período de transição. Está cotado para permanecer no cargo.
Secretaria da Administração e Planejamento – está a cargo de Jéssica Estraich, que conta com o apoio do centro do Governo. Pode permanecer.
Secretaria de Licitações e Contratos – Deise Busato, nomeada ainda durante a gestão Nedy de Vargas Marques, fica. Ela é servidora do quadro da Prefeitura há mais de 20 anos e não pertence a uma cota política específica.
Secretaria de Relações Institucionais – Mário Cardoso fica; é um dos ‘imexíveis’ do governo.
Secretaria de Assistência Social – O nome com melhor trânsito é o de Roberto Tejadas, do PT, que já ocupou a pasta anteriormente, no segundo governo Jairo Jorge. Ele ainda não confirmou se aceita o posto. É cunhado do ex-deputado Marco Maia e tem funções como dirigente do partido, atualmente.
Secretaria de Bem-Estar Animal – Fabiane Borba fica. É ligada ao PV e tem a confiança do vereador Cris Moraes, atual presidente da Câmara.
Secretaria de Cultura – É uma das pastas que está sendo discutida com a base de apoio na Câmara.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação – César Augusto, do Republicanos, deve voltar ao cargo. Ele foi demitido por Nedy ao comentar a instabilidade do governo com o afastamento de JJ, mas no pano de fundo estava o temor de que o Republicanos lançasse Beth Colombo como candidata a prefeitura em 2024, num eventual impedimento do prefeito. Agora deve retomar ao cargo com a missão de ‘destravar’ os investimentos na cidade – em especial, os projetos envolvendo o Parque Canoas de Inovação.
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – foi oferecida a um nome ligado ao PT, mas ainda não há confirmação. Atualmente, Juassara Marangon comanda a pasta.
Secretaria de Educação – Beth Colombo fica.
Secretaria de Esporte e Lazer – Letícia Boll Vargas, presidente estadual do PSD, foi recentemente nomeada para o cargo. Fica no posto. É da cota pessoal de JJ e revela, simbolicamente, a tendência de permanência do prefeito no partido.
Secretaria de Meio Ambiente – Victor Labes, presidente do PT de Canoas, fica.
Secretaria de Obras – Quem está na função é Dariu Etchichury. A secretaria de Obras, no entanto, é uma das ‘meninas dos olhos’ da política pelas entregas que é capaz de fazer. É provável que a titularidade da pasta seja dada a um partido aliado na Câmara.
Secretaria da Saúde – O nome mais cotado para ocupar a pasta é o de Felipe Martini. Principal assessor do prefeito, daria a pasta um novo valor simbólico e maior proximidade com o centro do governo. Com a divisão estalecida entre a Saúde e a Gestão Hospitalar, Martini cuidaria da política de assistência básica. Nessa questão, os nós a serem desatados são o agendamento de consultas, a prevenção e a ampliação da vacinação.
Secretaria de Segurança Pública – Alberto Koptike esteve conversando com o prefeito Jairo Jorge e, como já ocupou o posto anteriormente, seu nome surge cotado para o posto. Koptike, no entanto, presta consultorias e não deve abandonar sua atividade para se dedicar exclusivamente à Canoas. A atual ocupante do cargo, Jovenessa Pace Soares, conta com prestígio no centro do Governo e pode ficar. Bráulio Santana, que já foi vereador, está cotado por um cargo de diretor na pasta, já que pretende disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores no ano que vem.
Secretaria de Serviços Urbanos – O atual secretário, Lucas Lacerda, que era adjunto na Secretaria de Mobilidade, fica no cargo.
Secretaria de Transportes e Mobilidade – Era ocupada por Marcos Daniel, do PP. A bancada do partido defende a volta dele ao cargo, o que vem sendo discutido entre o centro do Governo e a Secretaria de Relações Institucionais.
CanoasPrev – O atual presidente do instituto é Rodrigo Mota, do PL. É afiliado político do ex-ministro Onyx Lorenzoni e já comandou o CanoasPrev na gestão de Luiz Carlos Busato – que está próximo de Jairo Jorge, hoje em dia. É cotado para ficar.
CanoasTec – Eduardo Bueno foi convidado para o posto por Jairo Jorge em 2021, mas permaneceu com Nedy de Vargas Marques e acabou sendo substituído por um dos técnicos da estrutura da empresa pública. Pelo trabalho que presta, é provável que a opção do governo seja pela manutenção de um dos funcionários no comando da CanoasTec.
Fundação Municipal de Saúde – A atual presidente é a enfermeira Miria Elisabete Bairros de Camargo; pode ficar.