BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Estado e município avançam na discussão sobre a conta dos diques: a janela de 15 de junho

Reunião sobre financiamentos de obras dos diques mostrou avanços, conforme a prefeitura. Foto: Lucas Barroso/ASCOM SERG

Reunião na sexta teve avanços, conforme a prefeitura. Estado ainda não confirma prazo para repasse, mas dada em meados de junho é uma sinalização

Representantes do governo do Estado e da prefeitura de Canoas tiveram um novo encontro na sexta, 16. O objetivo da reunião foi acompanhar os trabalhos do município e buscar uma forma de acelerar o processo de financiamento por parte do governo gaúcho para as obras já existentes dos sistemas de proteção contra as cheias na cidade. O tema é acompanhado pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha, a SERG.

“Sabemos que a manutenção de diques, casas de bombas e comportas compete aos municípios. Entretanto, temos a missão de colaborar com as prefeituras para a realização dessas obras tão esperadas pela população”, afirmou a secretária-adjunta da pasta, Angela de Oliveira.

Segundo o prefeito de Canoas, Airton Souza, o encontro teve como objetivo acelerar o processo de financiamento estadual para as obras já existentes, essenciais para a segurança da população canoense. Já para a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, houvera avanços. “Tivemos uma reunião muito produtiva, com a equipe da Secretaria de Projetos e de Obras, entregamos relatórios técnicos com todo o projeto da obra dos diques. Constatamos que todas as exigências do Estado estão sendo seguidas e até o dia 15 de junho acontecerá o repasse do recurso para as obras”, comentou.

Além disso, o secretário adjunto de Projetos e Captação de Recursos, Engenheiro Maurício da Rocha, disse que os estudos pedidos pelo Estado foram entregues. “Um dos pontos que o Estado nos cobrou é a de que se a nossa premissa de ante-projeto está correta. Nos exigiram um estudo hidrodinâmico e hidrológico e por isso contratamos duas empresas que apresentaram esses estudos comprovando as nossas premissas de projeto”, confirmou o engenheiro. 

O apoio financeiro ao município será viabilizado por meio do programa Fundo a Fundo Reconstrução, integrante do Plano Rio Grande, iniciativa estadual para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo mais resiliente frente aos eventos climáticos. No momento, as obras e projetos estão em fase de apresentação e adequação de documentação por parte do município, que está no estágio de entrega de documentos para a qualificação técnica das propostas. Após todas as etapas previstas, tendo avaliação positiva, deverá ocorrer a celebração do instrumento de repasse dos recursos.

Informações: SECOM/PMC e Piratini

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade