Conta de luz mais cara

CANOAS | Gerador no Graças previne ’apagão’: eficiência energética também é tema de casa no HU e HPSC

Equipamento chegou que chegou esta semana ao Graças será instalado durante o final de semana. Foto: Letícia Heinzelmann/HNSG

Investimento será pago com economia na conta de luz gerada pelo uso do equipamento em horários de pico e energia mais cara, afirma a Prefeitura

 

Gestores dos três hospitais de Canoas se preparam para garantir maior eficiência e autonomia de energia elétrica destas unidades de saúde, de acordo com nota divulgada nesta quinta-feira, 2, pela Prefeitura da cidade. As ações preventivas buscam dar mais segurança aos pacientes e colaboradores, em caso de apagões. 

 

LEIA TAMBÉM

CANOAS | O novelão ’queima-filme’ da Sogal: só a vilã parece não se importa com o papel que lhe dão

CANOAS | Menos de conta de luz, mais grana para as escolas: o plano de Canoas que Paulo Guedes deveria conhecer

 

De acordo com a nota, está prevista para este final de semana a instalação de um novo gerador de energia no Hospital Nossa Senhora das Graças. O equipamento permitirá o pleno funcionamento da instituição no caso de falta de luz por até 12 horas. Atualmente, um único gerador atende ao HNSG, mas garante apenas quatro horas de autonomia e funcionamento parcial das operações.

Além da segurança para a garantia da manutenção de serviços, o novo equipamento vai garantir maior eficiência energética e economia. Funcionando em sistema de transferência de rampa, o grupo gerador poderá ser acionado em horários de pico, quando a energia na concessionária é mais cara. O investimento é de R$ 300 mil, que deve ser pago totalmente com a economia na conta de luz. 

 

Hospital Universitário de Canoas e Pronto Socorro

O HU possui três possibilidades de abastecimento de energia elétrica. A utilizada diariamente é oriunda de uma usina de gás natural da Stemac. Em caso de desabastecimento pela empresa, o hospital possui ligação na rede de energia da RGE. Caso as duas opções não estejam funcionando, a instituição conta ainda com dois geradores, um com capacidade de 1.260 Kva e outro com 625 Kva. 

Já o Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti (HPSC) utiliza, diariamente, a energia da concessionária RGE, que abastece Canoas. Caso falte luz, a unidade conta com dois geradores, ambos com capacidade de 450 KWA. 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade