Espaço do partido ocupa antigo comitê da campanha JJ/Nedy – e é de onde o Avante pretende dar uma arrancada rumo a 2022. Presidenciável do partido virá a Canoas no mês que vem
Em pouco menos de uma hora, eram centenas. Aos poucos, filiados, simpatizantes, integrantes de outros partidos e membros do governo foram chegando. Dez em cada dez, lembrando que, ali, há um ano, a chapa Jairo Jorge e Nedy de Vargas Marques celebrava a vitória nas urnas. Não tinha como ser diferente: a inauguração da nova sede do Avante em Canoas, no mesmo espaço que abrigou em 2020 o comitê de campanha, se transformou em uma grande celebração ao 29 de novembro, quando a Justiça Eleitoral confirmou os 53,06% de JJ contra os 46,94% dos votos válidos de Luiz Carlos Busato, então no PTB.
"Foi um ambiente de muito trabalho, onde vinhamos nos energizar para ir às ruas ouvir o que povo tinha os nos dizer", começou Nedy, presidente do Avante em Canoas. "Mas também foi um lugar de angústias, como quando tivemos que enfrentar fake news e os ataques que nossos adversários nos dirigiam".
Anderson Dorneles, presidente estadual do partido e pré-candidato a deputado federal, aproveitou para agradecer a parceira com Jairo, iniciada ainda 2018. Os dois se conhecem desde Brasília, quando ambos assessoravam ministros do governo Lula, como contou o blog no post Anderson Dornelles: 'o Avante nasce no RS em Canoas’; o homem que sai detrás das cortinas. "Hoje é um dia de gratidão. Aqui, o Avante se sente muito a vontade. Não tem prefeito que se conecte tanto com o povo como Jairo Jorge faz e isso é uma lição para o partido também".
Na fala que encerrou o ato político, Jairo lembrou o período de campanha – a exemplo do que já tinha feito Nedy – e confirmou a parceria com o partido comandado por seu vice e que tem, na Câmara, a defesa do vereador Gilson Oliveira. "Se tem um partido que acreditou em nossa vitória, foi o Avante. Aqui me sinto em casa", disse. E completou, para vibração de todos: "ano que vem, Canoas vai ter um deputado federal".
Aposta em Canoas, o berço gaúcho do Avante
Anderson Dorneles confirmou ao blog a vinda a Canoas do presidenciável do Avante, o deputado federal André Janones. O parlamentar é esperado no Rio Grande do Sul entre os dias 20 e 21 de janeiro, quando deve visitar a cidade e o prefeito Jairo Jorge.
A vinda de Janones será provavelmente a primeira de um postulante à presidência da República no ano da eleição. "Canoas é o berço do Avante no Rio Grande do Sul. Aqui temos o primeiro vereador eleito pelo partido no Estado e o vice-prefeito da cidade, que muito nos orgulha", comentou Dorneles. "Nossa arrancada parte daqui".