BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Jairo Jorge entrega primeira obra do ‘cinturão de diques’: conserto definitivo no Rio Branco e Fátima ‘tá na mão’

Jairo Jorge no dique do Rio Branco: primeira obra de prevenção às enchentes no RS foi concluída em Canoas. Foto: Divulgação ECom PMC

No sábado, 14, a Prefeitura de Canoas entregou a obra do conserto definitivo do dique Rio Branco/Fátima, garantindo a proteção destes bairros. Esta é a primeira obra do Cinturão de Diques de Canoas e também a primeira em sistema de proteção a ser concluída no Rio Grande do Sul após a enchente. Canoas já havia sido a primeira cidade a começar os trabalhos, no dia 5 de setembro, justamente com o reparo dos cerca de 60 metros que romperam na madrugada do dia 4 de maio.

O prefeito Jairo Jorge destacou a importância da conclusão dos trabalhos para garantir a proteção dos bairros. “Este é um momento muito importante para Canoas. Este dique é fundamental para garantir a proteção destes dois bairros. Nós entendemos a necessidade e a urgência dessas obras e, por isso, Canoas foi a primeira cidade a iniciar e é também a primeira a concluir os trabalhos. Esta é a primeira entrega do nosso Cinturão de Diques, temos sete obras já em andamento e outras três que se iniciam ainda em 2024, totalizando dez frentes de trabalho que vão garantir a proteção completa de Canoas”, ressaltou.

Ainda no mês de maio, havia sido feito um conserto provisório do dique, obra que foi essencial para a retirada das águas acumuladas no lado Oeste de Canoas, permitindo que Canoas fosse a primeira cidade a ficar 100% seca, em menos de 30 dias. Após o início das obras de reparo definitivo, foi feita a limpeza e retirada dos materiais que estavam na área, a realização de uma parede de concreto, a colocação da manta impermeável e a instalação das estruturas de concreto, para então, ser feita a finalização do conserto.

Com a conclusão, será feita a ampliação da área do dique. Já está em análise a construção dos trechos entre a Avenida Guilherme Schell e a Rua Primavera, e da Primavera até o V Comar. Além do conserto definitivo do dique Rio Branco, as obras no Cinturão de Diques de Canoas seguem em outras frentes, com recursos garantidos junto aos governos do Estado e Federal, totalizando cerca de R$ 1 bilhão.

Conserto do Dique Mathias Velho/Harmonia
No Dique Mathias Velho/ Harmonia, as obras de recuperação e elevação iniciaram-se em 16 de setembro. Neste momento, os trabalhos estão em ritmo avançado, com a retirada dos materiais para colocação de argila. A obra já está com 26% de conclusão.

Elevação dos diques Rio Branco/Fátima e Mathias Velho/Harmonia
Também será feita a elevação dos diques Mathias Velho/Harmonia e Rio Branco/Fátima para 7 metros, obra que irá recomeçar ainda neste ano e será concluída no final de 2025.

Dique Niterói
As obras foram retomadas no dia 16 de setembro, com início da etapa 1, para dar continuidade à elevação do dique em uma extensão de 2,4 quilômetros. Essa obra, iniciada em 2021, com a construção de uma estrada de acesso sobre o dique, garantiu que a estrutura não rompesse durante a enchente, protegendo o bairro Niterói e a Base Aérea. A etapa 2, que teve início no dia 22 de outubro, prevê a extensão dessa elevação em mais um quilômetro. A obra irá se estender até Cachoeirinha.

Dique Mato Grande
As obras para a construção do novo dique iniciaram-se no dia 25 de setembro. A estrutura terá 2,4 quilômetros de extensão e cota 7, entre o Arroio Araçá e a BR-448. A estrutura ainda terá duas casas de bombas – uma, junto ao Arroio Araçá, e a outra, próxima à Avenida das Canoas.

Dique São Luís
Já para o dique no bairro São Luís, foi aberta, no dia 21 de outubro, a licitação para atualização do estudo e entrega do projeto básico, que prevê a construção de 15 quilômetros de dique e cinco casas de bombas, garantindo a proteção da região. A Prefeitura já realizou vistorias na área onde será construído o dique. O objetivo foi identificar as condições de acesso e outros pontos para implantação do sistema de proteção.

Muro de contenção junto à Cassol
Começou no dia 11 de outubro a construção do novo muro da Cassol, que fica ao lado da distribuidora e paralelo à Avenida Guilherme Schell, no bairro Rio Branco, reforçando a proteção daquela região.

Subestações das casas de bombas
Também já teve início os trabalhos para reforma das subestações de energia de todas as casas de bombas da cidade.

Modernização das casas de bombas
Está em fase de habilitação técnica o vencedor da licitação da empresa que irá realizar a reforma e modernização das oito casas de bombas, incluindo alteamento dos painéis elétricos e instalação de bombas submersíveis/anfíbias.

Texto e informações: ECom/PMC

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade