Prefeito adiantou que já está em processo de licitação uma ferramenta de atendimento à população nos moldes do teleagendamento, mas com novos 'super-poderes'
O plano é que o cidadão possa marcar consulta e, se preciso, ser orientado por enfermeiro ou até por um médico de plantão – tudo por telefone. "Já estamos licitando isso. Será um sistema de inteligência artificial, que já vai indicando ao atendente qual é o encaminhamento para cada paciente conforme as respostas que o cidadão dá", explicou o prefeito Jairo Jorge.
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O sistema é inspirado no que foi implementado pela prefeitura de Florianópolis, em Santa Catarina, em março de 2020. Lá, ajudou a orientar as pessoas sobre os sintomas da Covid-19 e organizou a espera por consultas clínicas que, antes, formavam filas na porta do posto de Saúde. "Eles buscaram inspiração no nosso teleagendamento e implementaram mudanças. Estamos aproveitando essa experiência e trazendo para Canoas com melhorias", afirma o prefeito.
O anúncio do novo sistema foi feito durante a inauguração da Unidade de Saúde Mathias Velho na tarde desta quarta-feira, 23. O posto estava fechado há mais de um ano. A abertura, agora, faz parte da estratégia para ampliar a atenção básica no segundo maior conglomerado urbano da cidade, onde vivem cerca de 100 mil pessoas. Mais dois postos, o Pronto Socorro e uma UPA também prestam atendimento em saúde na região.