O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, será o novo presidente do Consórcio Conectar, entidade criada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o objetivo de proporcionar melhores condições para atuação de governantes e gestores municipais no enfrentamento da Covid-19. A iniciativa busca viabilizar a compra pública coletiva de insumos médico-hospitalares, medicamentos, equipamentos e serviços para a saúde. É reconhecido como o maior consórcio intermunicipal de saúde do país, com cerca de 2.142 prefeituras consorciadas.
LEIA TAMBÉM
CANOAS | Não fosse a pandemia, Canoas já teria OP de novo
A cerimônia de posse ocorrerá durante a 82ª Reunião Geral da FNP, que acontece nesta quinta-feira, 24, em Curitiba, e a transmissão formal do cargo, no dia 30 de março. Jairo Jorge também é vice-presidente de Relações Internacionais da FNP.
“O nosso desafio à frente do Consórcio é oferecer alternativas para que as prefeituras possam adquirir medicamentos, insumos, equipamentos e serviços com qualidade e preço adequado. É fazer mais com menos, aliando a redução de custos com a competitividade internacional. Esta grande missão vinha sendo desenvolvida com muita competência pelo prefeito Gean Loureiro e pretendo dar continuidade”, destacou.
Para Jairo Jorge, o Conectar representa uma inovação na gestão pública, que surgiu no momento mais agudo da pandemia como uma resposta ao esforço das administrações municipais no enfrentamento da Covid-19.
O atual presidente do Consórcio, Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis/SC, anunciou sua renúncia à presidência nessa terça-feira (22). O nome de Jairo Jorge, então presidente do Conselho Fiscal da autarquia, foi aceito, por unanimidade.
A pauta de Curitiba
Financiamento do transporte público, aplicação do mínimo constitucional no ensino (PEC 13/2021), reforma tributária (PEC 110/2019) e projeto que proíbe a União de criar despesas para estados e municípios sem previsão de receita (PEC 122/2015) estão entre os temas que serão debatidos durante a 82ª Reunião Geral da FNP.
O evento, que ocorrerá nesta quinta-feira em Curitiba, no Paraná, é destinado a debater as principais pautas das médias e grandes cidades.