BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Jornalão crava Busato candidato à Prefeitura; o pulo do gato, a barrigada e a manchete aberta

Busato, acompanhando a apuração em que foi eleito, em 2016: já ter sido prefeito o colocou na lista da Folha como candidato em 2024, mas... será? Foto: Reprodução Redes Socias

Folha de S.Paulo põe Busato entre os deputados que devem ir às urnas em outubro: não está certo nem errado – muito antes pelo contrário

Deu na Folha.

53 dos 513 deputados federais brasileiros serão candidatos a prefeito ou a vice em outubro, até agora. Entre eles, Luiz Carlos Busato, do União Brasil, em Canoas. O prognóstico feito pelos jornalistas Victoria Azevedo e João Gabriel é baseado nas conversas que andam rolando entre os partidos e, por óbvio, pode mudar conforme a carruagem avança – especialmente na hora do ‘sim ou não’ das alianças e convenções.

No caso específico de Busato, o ‘nome na lista’ tem mais a ver com o fato de que ele já foi prefeito de Canoas do que com as articulações suas em nome da eleição. Mas vale dizer: errada a Folha não está.

Busato é o único potencial candidato que só depende de si para concorrer. Já foi prefeito e deputado, lidera o partido e não teria qualquer resistência estadual ou nacional da sigla para entrar na disputa. Partidos como o PL, por algumas razões, e o PT, por outras, não oferecem essa condição. As disputas internas são tão acirradas que provocam fraturas difíceis de superar, no caso dos aliados de Lula, e viradas de mesa que ninguém explica nem entende, no caso dos bolsonaristas. Busato, no União, não enfrenta qualquer desses problemas se quiser ser candidato.

Só ainda não dá para afirmar que ele será.

A questão, aqui, parece ser a parceria ensaiada com Jairo Jorge durante o primeiro período de afastamento do prefeito e consolidada a fundo depois que ele retornou ao cargo, em abril do ano passado. Como as duas maiores forças políticas da cidade, era natural que, se o namoro chegasse às urnas, cada um indicasse um nome na chapa de reeleição. O blog já tratou do assunto mais de uma vez e, durante todo o ano de 2023, foi tentado a especular que Rodrigo Busato, filho do deputado, seria o nome para compor com JJ na eleição.

Com o novo afastamento de JJ, a proximidade entre eles ‘esfriou’, tipo o namoro em que cada um pensa do seu lado se já deu o que tinha que dar. Em política, isso significa que a antiga certeza de que estariam juntos virou hipótese; ainda reputo como muito provável, mas agora não se tem mais garantias.

É por isso que o nome de Busato na lista da Folha pode ser um a novidade ou a ‘barrigada’ do verão; o pulo do gato seria o jornalão antecipar, sem qualquer apoio na realidade local, quase 10 meses de um cenário de disputa que está longe de se definir e permanece em constante mudança. 

Por outro lado, quem duvida é louco.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade