BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Jurandir fora da Saúde: só há uma razão para deixar o secretariado na janela; o dito e escondido na política

Jurandir Maciel tomou posse como secretário de Saúde de Canoas em 4 de janeiro pelas mãos do prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques. Foto: Divulgação/PMC

Secretário da Saúde pediu demissão no final da manhã desta segunda-feira, quatro dias antes do prazo final para desincompatibilização

ATAULIZADA – Jurandir Maciel está deixando a Secretaria da Saúde de Canoas. Oficialmente, a saída deve ser confirmada na quinta, 4.

Ele conversou com o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques na manhã desta segunda-feira, 1º, e pediu demissão do cargo. Externamente, um e outro saíram dizendo que não há brigas nem distanciamentos; os dias dirão o quanto disso é verdade ou infortúnio do ‘dia da mentira’.

Jurandir não conversou com a imprensa para se manifestar a respeito, mas só há uma razão urgente para deixar o governo a esta altura de abril: concorrer nas eleições de outubro. A lei prevê que detentores de cargo com prerrogativa de ordenamento de despesas, que é o caso dos secretários municipais, devem deixar a função pelo menos seis meses antes do pleito. O prazo, portanto, é 5 de outubro. DJ Cabeção, que comanda a Cultura, também deve sair para concorrer — mas este, sem ruído; é aliado de Nedy, fica com Nedy e estará com Nedy.

O plano mais aberto para Jurandir é disputar uma eleição para vereador — cargo que já ocupou em outras legislaturas. Estava no PTB fusionado com o Patriotas e tem a simpatia da presidente do novíssimo PRD, o Partido da Renovação Democrática, Simone Sabin, para disputar a Prefeitura.

Só não dá para dizer que se atira.

LEIA TAMBÉM

CANOAS | O dia que o noticiário de Polícia invadiu a Política; o falsário, o ‘achaque’ e a ‘notícia da semana’ que mexeu com as estruturas

Especulações

Falando em ruídos, saídas pouco explicadas abrem margem para interpretações diversas — algumas bem malcriadas. Há boatos de uma desentendimento entre Jurandir e Nedy que teria chegado ao ápice há duas semanas, quando o então secretário também teria pedido demissão e o prefeito aceitou. A turma do ‘deixa-disso’ fez o papel de sempre e a paz foi seladas entre eles com a permanência do ex-vice-prefeito na Saúde.

Com a saída, agora, o caso ressurge nos bastidores.

Também não dá para esquecer que nesta terça-feira, 2, acontece o julgamento do habeas corpus de Jairo Jorge na 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, o STJ, em Brasília. Jurandir não está mudando de lado, pelo menos ao que tudo indica, mas seria tapar o sol com a peneira se não admitisse que o clima está tenso do paço à Câmara por conta do que pode ser decidido na capital federal — isso, no entanto, é assunto para o post seguinte.

Por enquanto, ficamos com a notícia de que a Saúde está sem secretário.

ATUALIZAÇÃO – Até às 17h25 de 1º de abril, a informação do blog era a de que Jurandir Maciel já havia deixado o governo. O Gabinete do Prefeito Nedy de Vargas Marques, no entanto, confirmou que a demissão do secretário só deve ser publicada no Diário Oficial na quinta, 4. O post já foi corrigido.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade