Ex-vice no governo Ronchetti engrossa fileiras no Republicanos com discurso de vivência partidária e sem planos de voltar às urnas
Jurandir Maciel agora é Republicanos.
O ex-vice na duas gestões de Marcos Ronchetti, entre 2001 e 2008, ex-secretário de Saúde e ex-deputado estadual trocou a segunda suplência no PDT por uma ‘vivência partidária’ na nova sigla. Assinou ficha na sexta, 11, na sede do partido, no Centro de Canoas. Imagina-se que deve ter contado a parceria que se tornou amizade com o deputado federal e ex-ministro Ronaldo Nogueira, outro egresso do antigo PTB com raízes na igreja evangélica Assembleia de Deus.
Jurandir disse no ato de filiação que não adere ao partido com objetivo de pleitear espaços no governo ou disputar eleições; quer ter uma ‘vida partidária’, um partido que se movimente e onde ele possa ajudar a dar os rumos. No PDT, não era chamado para nada — a ponto de não fazer questão manter a filiação que lhe daria o direito à segunda suplência na Câmara, em caso de dupla vacância do cargo.
Quem também se filiou na mesma cerimônia foi o filho de Jurandir, Ricardo. Ele, sim, deve disputar uma vaga na Câmara de Canoas no ano que vem — mantendo o legado da família Maciel na política municipal.
Ademais, pai e filho vão trabalhar numa dobrada de Ronaldo Nogueira em Canoas — sejam com uma candidatura local, seja com um player de fora. Alexandre Duarte, vereador reeleito em 2024 e até então candidatíssimo à Assembleia no ano que vem, estuda com a base da igreja se o momento é propício para disputa — o que pode abrir o flanco para outra alternativa local.