Ministério da Saúde emitiu nota autorizando vacinação de jovens entre 12 e 18 anos sem comorbidades – mas doses em estoque não são suficientes para iniciar campanha
Liberada pela Anvisa, a vacina da Pfizer será usada a partir do dia 15 de setembro para vacinar jovens entre 12 e 18 anos sem comobirdades. A orientação faz parte na nota técnica do Ministério da Saúde emitada na noite desta quinta-feira, 2.
Em Canoas, a Secretaria da Saúde aguarda a chegada de mais doses do imunizante para informar organizar os chamados e os locais de imunização. Neste sábado, a vacina da Pfizer será oferecida na repescagem programda para o ParkShopping das 10h às 22h – mas somente para o público com 18 anos ou mais.
LEIA MAIS
CANOAS | O que um deputado e um vereador tem a dizer sobre o trabalho dentro da PECAN
A etapa para os 12+ era prevista deste junho, quando a Anvisa autorizou o uso da Pfizer para esse público. Ela vem sendo utilizada desde então para jovens com comorbidades – a vacinação para este público segue na Sala de Imunização do HU.
Há duas semanas, em entrevista ao blog, o secretário da Saúde Maicon Lemos avaliou a imunização dos jovens como um passo importante para o retorno das aulas presenciais, por exemplo. "Com a vacina, aumentamos o público que corre menos risco com a doença e isso com certeza favorece um retorno à normalidade com mais segurança", lembrava.
Novas informações sobre a vacinação dos públicos de 12 a 18 anos devem ser divulgadas após o feriado de 7 de setembro.