BLOG DO RODRIGO BECKER

CANOAS | Nedy e o comitê de combate à dengue: a resposta rápida parte da prevenção

Secretário da Saúde, Jurandir Maciel, abriu sensibilização para agentes de saúde a respeito de prevenção, cuidados e orientação sobre a dengue. Foto: Renan Caumo/ECom PMC

Prefeito em exercício participou de evento com agentes comunitários de saúde e lançou comitê para discutir ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegytpi 

Com 262 casos de dengue confirmados, sendo 257 autóctones (transmitidos dentro da cidade) e cinco importados, Canoas lançou o Comitê de Enfrentamento das Arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegypti). A comissão foi oficialmente criada na manhã desta quarta-feira (21), no campus da Ulbra. Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento de sensibilização e conscientização reuniu mais de 300 agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, assim como autoridades municipais e representantes da comunidade.

O grupo surge como uma força-tarefa multidisciplinar, engajando diferentes setores da administração pública e da sociedade em ações efetivas de enfrentamento à dengue, atuando na prevenção, controle e conscientização. “Essa semana estive acompanhando o trabalho de pulverização no bairro Estância Velha. Precisamos garantir uma rápida resposta ao crescente número de casos da doença na nossa cidade”, salientou o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques, que assinou a criação do Comitê.

“A dengue é uma preocupação nacional que necessita da conscientização de todos para a prevenção. Nós temos que chegar antes que o mosquito chegue”, frisou o secretário de Saúde, Jurandir Maciel. Ele destacou que o Comitê conta com a participação de diferentes secretarias, como a Educação, Serviços Urbanos, Meio Ambiente, entre outras.

Participam da comissão, ainda, representantes da Fundação Municipal de Saúde, dos três hospitais da cidade, UPAs, entidades empresariais e comerciais. “Queremos envolver toda a população canoense, Base Aérea de Canoas, bem como os estudantes, instituições religiosas e comerciais, nesta grande campanha de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Juntos vamos vencer essa guerra e salvar vidas”, pontuou Jurandir, coordenador do comitê.

“Valorizo muito e considero extremamente importante o trabalho de prevenção realizado pelos agentes de saúde e dos agentes de endemias. É a união de esforços, com atenção também do Legislativo, que vai colaborar para amenizar o impacto da dengue em Canoas”, observou o vereador Airton Souza, que representou a presidência da Câmara Municipal de Vereadores no lançamento.

Sensibilização de agentes

Durante o evento, o médico veterinário e técnico da Vigilância em Saúde/SMS de Canoas, Roger Halla, palestrou reforçando as orientações sobre o vetor das arboviroses, o Aedes aegypti, que é o mesmo transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. A epidemiologia básica dessas doenças, a biologia do vetor, potenciais criadouros, sinais e sintomas e medidas de prevenção foram abordadas na apresentação de Halla.

A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos de dengue, conscientizando a população, fiscalizando possíveis focos e realizando ações de combate ao mosquito adulto Aedes aegypti, em diferentes bairros. Com surto epidêmico identificado, o bairro Estância Velha contabiliza, atualmente, 168 casos. A localidade tem recebido visitas dos Agentes de Endemias, eliminando criadouros e constantes aplicações de inseticidas para diminuir a proliferação do inseto.

Denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones: 08005101234 ou 32361079.

Números da dengue em Canoas

262 casos, sendo 257 autóctones e 5 importados.

Estância Velha: 168
Guajuviras: 37 ( autóctones) + 1 (importado)
Olaria: 13
Harmonia: 7
Marechal Rondon: 6 autóctones e 1 (importado)
Nossa Senhora das Graças: 9 (autóctone) e 1 (importado)
São José: 1 autóctone + 1 (importado)
Centro: 1 (importado)
Rio Branco: 3
Mathias Velho: 4
Niterói: 6
Mato Grande: 1
Igara: 2
A Secretaria de Saúde informa que, atualmente, há 275 casos em investigação.

Fonte: SinanWeb Dengue e setor de epidemiologia de Canoas (Dados atualizados dia 20/02, sujeito a alterações)

Texto e informações: ECom/PMC

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade